Banca de DEFESA: ELIZABETE LIMA DOS SANTOS ARAGÃO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELIZABETE LIMA DOS SANTOS ARAGÃO
DATA : 06/04/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Videochamada: https://meet.google.com/ugu-ksxi-gbx
TÍTULO:

O ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE SISTEMA NERVOSO E APRENDIZAGEM NAS LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO


PALAVRAS-CHAVES:

Ciências da Aprendizagem; Neurociência da Aprendizagem; Ensino-Aprendizagem; Aprendizagem Profissional Docente; Formação de Professores de Biologia.


PÁGINAS: 83
RESUMO:

O estudo da relação entre sistema nervoso e aprendizagem na formação de professores de Biologia constitui-se uma necessidade para a prática docente, tendo em vista que o professor é o mediador da aprendizagem em sala de aula e, portanto, a compreensão dos processos cognitivos envolvidos na aprendizagem é imprescindível para o seu exercício profissional. Assim, nosso objetivo consistiu em analisar os Projetos Pedagógicos de Cursos das Licenciaturas em Ciências Biológicas/Biologia, das Universidades e Institutos Federais do Brasil, para identificação de como os estudos da relação entre o sistema nervoso e a aprendizagem estão inclusos e configurados nos seus componentes curriculares, bem como, a apresentação de uma proposta inclusiva de componentes curriculares referentes ao estudo da relação entre o sistema nervoso e aprendizagem. Buscamos responder o seguinte problema de pesquisa: como os estudos da relação entre o sistema nervoso e a aprendizagem estão inclusos e configurados nos currículos das licenciaturas em Ciências Biológicas das Universidades e Institutos Federais Brasileiros, e, quais as potencialidades do estudo neurocientífico da aprendizagem na formação inicial de professoras/es de Biologia? Para atingir os objetivos propostos, adotamos como métodos do paradigma qualitativo a Pesquisa Bibliográfica com Revisão Sistemática da Literatura e, Análise Documental, cujas fontes foram os Projetos Políticos Pedagógicos, sendo o corpus da pesquisa constituído por 08 PPC, 03 matrizes curriculares e 12 ementas. Para a análise dos dados, utilizamos à Análise de Conteúdo, tendo sido construídas duas categorias de análises: (I) Neurociência da Aprendizagem e (II) Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem e Intervenção Pedagógica. Os resultados nos permitiram constatar que, das 12 disciplinas analisadas, somente, uma é obrigatória. Assim, podemos concluir que os estudo da relação entre o sistema nervoso e aprendizagem estão insuficientemente inclusos e configurados como não-obrigatórios nos currículos das licenciaturas em Ciências Biológicas, das instituições analisadas. A insuficiência na inclusão e configuração curricular constituem um fator preocupante, tendo em vista que, diminui as chances dos licenciandos desenvolverem conhecimentos neurocientíficos que lhes permitem a compreensão dos fatores neurobiológicos da aprendizagem humana, considerando a importância de tal conhecimento na prática pedagógica, para lidar com indivíduos em desenvolvimento. Aqui estão, em síntese, as potencialidades do estudo neurocientífico da aprendizagem na formação inicial de professoras/es de Biologia. Defendemos que é necessário que haja nas Licenciaturas disciplinas sobre as bases neurobiológicas da aprendizagem, para que se construa uma base sólida de conhecimentos da relação entre os processos neuronais e a aprendizagem. Assim, devido a insuficiência constatada, propomos a inclusão de duas disciplinas neurocientíficas no currículo das licenciaturas, a saber: Neurociência da Aprendizagem I e II.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 131867001 - KILWANGY KYA KAPITANGO A SAMBA
Interno - 253963001 - JOSÉ WILSON PIRES CARVALHO
Externo à Instituição - EDNA LOPES HARDOIM - UFMT
Notícia cadastrada em: 06/03/2023 08:46
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