Banca de DEFESA: IRACI SANT'ANA LIMA TORQUATO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IRACI SANT'ANA LIMA TORQUATO
DATA : 13/04/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Link da Videochamada: https://meet.google.com/kux-grtt-nbf
TÍTULO:

DIFICULDADES ESPECÍFICAS DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA  NOS CURRÍCULOS DAS LICENCIATURAS EM PEDAGOGIA NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO BRASILEIRO



PALAVRAS-CHAVES:

Discalculia; Dificuldades Específicas de Aprendizagem; Pedagogia; Educação Especial.


PÁGINAS: 130
RESUMO:

Nosso objetivo foi pesquisar a configuração curricular dos estudos das Dificuldades Específicas de Aprendizagem, com ênfase na Discalculia, nas licenciaturas em pedagogia nas Instituições Públicas de Ensino Superior brasileiras. Algumas pesquisas evidenciam que um dos desafios enfrentados por docentes em sala de aula decorre das Dificuldades Específicas de Aprendizagem que são os transtornos específicos do neurodesenvolvimento ou transtornos específicos de aprendizagem, que afetam a aprendizagem do indivíduo em uma ou mais áreas específicas de conhecimento. Dentre estes transtornos está a discalculia que afeta a aprendizagem da matemática, comprometendo a capacidade de pensar, relacionar, escrever números e símbolos, atividades e resoluções de problemas. Assim, o problema da pesquisa foi delimitado, em saber: como estão inclusos os estudos das Dificuldades Específica de Aprendizagem, com ênfase na discalculia, nos currículos das Licenciaturas em Pedagogia das Instituições Públicas de Ensino Superior público brasileiro? A hipótese foi construída no processo de análise de dados. Metodologicamente, adotamos: a) - a Pesquisa Bibliográfica com Revisão Sistemática de Literatura, para verificação das pesquisas produzidas sobre o assunto. Para referencial conceitual sobre Dificuldades Específica de Aprendizagem utilizamos o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais e a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde, bem como, a literatura específica sobre discalculia; b) - Pesquisa Documental, cujo corpus foi composto por 260 Projetos Pedagógicos dos Cursos, distribuídos entre as 5 regiões do Brasil.  Para análise dos dados foi adotado a técnica de Análise de Conteúdo. A análise e interpretação foi realizada por meio de um movimento de interlocução entre os dados constituídos e os aportes conceituais da pesquisa que nos proporcionaram compreensões do objeto pesquisado e responder ao problema de pesquisa. A análise de dados dos Projetos Pedagógicos dos Cursos resultou em três categorias de análise: 1ª – Processo de aprendizagem da Matemática; 2ª – Fatores que interferem no processo da Aprendizagem (Matemática) e; 3ª – Dificuldades Específicas de Aprendizagem: Discalculia. E, para responder ao problema de pesquisa, os dados nos permitem afirmar que os estudos das Dificuldades Específicas de Aprendizagem estão, insuficientemente, inclusos em 15 do total de 260 Projetos Pedagógicos dos Cursos, distribuídos em 3 Componentes Curricular obrigatório, 10 optativos e 2 eletivos, apresentados em 14 diferentes nomenclaturas. Assim, podemos concluir que há uma lacuna discrepante do estudo das Dificuldades Específicas de Aprendizagem em Matemática cuja insuficiência representa um déficit no processo de aprendizagem profissional de futuras/os pedagogas/os e requer uma reestruturação curricular com inserção de, no mínimo, dois Componentes Curriculares de Dificuldades Específicas de Aprendizagem com ênfase em discalculia, obrigatórios e com a carga horária mínima de 60 horas/aula, para cada componente.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 131867001 - KILWANGY KYA KAPITANGO A SAMBA
Interno - 121144002 - CLÁUDIA LANDIN NEGREIROS
Externo à Instituição - RITA DE FÁTIMA DA SILVA ROSAS DE CASTRO - UFMS
Notícia cadastrada em: 06/03/2023 08:46
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-02.applications.sig.oraclevcn.com.srv2inst1