Banca de DEFESA: ROSIANE SOUZA DA SILVA RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROSIANE SOUZA DA SILVA RODRIGUES
DATA : 11/04/2023
HORA: 09:00
LOCAL: UNEMAT - CAMPUS DE BARRA DO BUGRES
TÍTULO:

MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA META-ANÁLISE DAS DISSERTAÇÕES E TESES PRODUZIDAS NO BRASIL (2010-2022)


PALAVRAS-CHAVES:

Modelagem Matemática. Meta-análise. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Educação Infantil. Formação de Professores que Ensinam Matemática


PÁGINAS: 160
RESUMO:

Esta pesquisa se insere no contexto das produções acadêmicas de Modelagem Matemática. Objetivamos investigar a produção acadêmica das dissertações e teses relacionadas à Modelagem Matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, defendidas nos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil, no período de 2010 a 2022. A questão orientadora da nossa pesquisa foi: o que revelam as dissertações e teses envolvendo a Modelagem Matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental no Brasil no período de 2010 a 2022? Visando delinear compreensões a respeito do objetivo, realizamos uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa na modalidade de uma meta-análise (BICUDO, 2014). Como procedimentos de produção de dados para constituir o corpus da pesquisa, utilizamos a consulta das dissertações e teses nas seguintes bases de dados: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD); ii) Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O corpus da pesquisa foi constituído por 37 pesquisas, sendo 30 dissertações de mestrado e sete teses de doutorado defendidas em 18 Instituições de Ensino Superior no Brasil. Para analisar os dados, recorreremos à Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977) e Rodrigues (2019), que nos proporcionou a constituição de quatro Categorias de Análise: 1. Modelagem Matemática na Educação Infantil; 2. Modelagem Matemática nos Processos Formativos de Professores; 3. Modelagem Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; 4. Modelagem Matemática nas Pesquisas Documentais ou Bibliográficas. A partir das categorias de análise constituídas das dissertações e teses mapeadas, apresentamos alguns aspectos - (i) Referenciais teóricos e perspectivas de Modelagem Matemática; (ii) Procedimentos metodológicos; (iii) Objetivos da pesquisas; (iv) Conteúdos Matemáticos abordados nas Atividades de Modelagem Matemática; (v) Questão norteadora e os resultados alcançados pelas pesquisas - que se mostram recorrentes no que se refere as pesquisas de Modelagem Matemática em cada categoria de análise. A partir das análises realizadas, observamos um crescimento das pesquisas a respeito da Modelagem Matemática na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental no período analisado, além da identificação de aproximações teóricas e metodológicas entre as perspectivas de Modelagem Matemática apresentadas nas pesquisas investigadas.

 

 

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 121144002 - CLÁUDIA LANDIN NEGREIROS
Interno - 451.121.500-68 - MARIA ELIZABETE RAMBO KOCHHANN - UNEMAT
Externo à Instituição - LUCIANO DUARTE DA SILVA - CEFET/GO
Notícia cadastrada em: 06/03/2023 08:45
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1