Banca de DEFESA: TAYANE REGINA CAMPANHOLI SANTOS ALVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TAYANE REGINA CAMPANHOLI SANTOS ALVES
DATA : 14/04/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Videochamada: https://meet.google.com/ygj-viuh-eyr
TÍTULO:

ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE SISTEMA NERVOSO CENTRAL E APRENDIZAGEM NAS LICENCIATURAS EM BIOLOGIA DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS BRASILEIRAS


PALAVRAS-CHAVES:

Aprendizagem; Ciências da Aprendizagem; Neurociência da Aprendizagem; Formação de Professores de Biologia.


PÁGINAS: 121
RESUMO:

A Neurociência envolve, por exemplo, o estudo do neurodesenvolvimento e comportamento humano; das funções neurovegetativas, neurossensoriais e neuromotoras e; das funções cognitivas (atenção, memória, aprendizagem, emoção, linguagem e comunicação). Tem, portanto, uma importante contribuição no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo da pesquisa foi analisar a inclusão e configuração curricular dos estudos da relação entre o sistema nervoso central e a aprendizagem nos currículos dos cursos de licenciaturas em Ciências Naturais/Biológicas/Biologia nas Universidades Estaduais brasileiras, bem como, as potencialidades das produções cientificas sobre estudo neurocientífico da aprendizagem na formação inicial de professores/as Biologia, e, apresentação de uma proposta inclusiva de um componente curricular referente ao estudo da relação entre o sistema nervoso central e a aprendizagem. O problema de pesquisa foi delimitado, em saber, como os estudos da relação entre o Sistema Nervoso Central e a Aprendizagem estão inclusos e configurados nos currículos das licenciaturas em Ciências Naturais/Biológicas/Biologia, das Universidades Estaduais Brasileiras, e, quais as potencialidades dos estudos neurocientíficos da aprendizagem na formação inicial de professoras/es de Biologia? Como procedimento metodológico adotamos a Pesquisa Bibliográfica com Revisão Sistemática Bibliográfica, para identificar referenciais conceituais e Pesquisa Documental, cujo corpus da pesquisa foi constituído de 99 Projetos Pedagógicos Curricular, dos quais 368 disciplinas tiveram as suas ementas analisadas. Os dados coletados foram tratados por meio da Análise de Conteúdo, a qual possibilitou a construção de duas Categorias de Análise: 1) - Aprendizagem e Dificuldades/Transtornos de Aprendizagem na Formação Docente; 2) - Neurociência Educacional. Constatamos que dos 99 Projetos Pedagógicos Curricular apenas um apresentava disciplina em cujo conteúdo se estabelece a relação entre o sistema nervoso central e a aprendizagem, ressalto que a disciplina apresentada está configurada como obrigatória e com 60 hora/aula. Portanto, podemos concluir, a partir da amostra, que o estudo da relação entre o sistema nervoso central e a aprendizagem, de forma geral, não está incluso na formação inicial de Professoras/es de Biologia, nas Universidades Estaduais brasileiras. Embora tenhamos identificado apenas um componente curricular inclusivo da referida relação, por si só, não expressa significado esperado, porém, não deixa de ser uma forma muito tímida de inclusão. Considerando as potencialidades dos referidos estudos na formação inicial docente, tais como: compreensão da funcionalidade do como o mesmo se comporta no processo de aprendizagem, novas estratégias de ensino e aprendizagem, contribuição para a qualidade do ensino – didática pedagógica e qualificação dos professores. Dessa forma, torna-se essencial abordar conhecimentos neurocientíficos, para definir o currículo integrando a Neurociência da Aprendizagem ou Biologia da Aprendizagem, ampliando o espectro de estudos. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 131867001 - KILWANGY KYA KAPITANGO A SAMBA
Externo ao Programa - 118802007 - HILTON MARCELO DE LIMA SOUZA
Externo à Instituição - TANIA MARIA DE LIMA - UFMT
Notícia cadastrada em: 06/03/2023 08:45
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