Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANE PEREIRA CARNEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ADRIANE PEREIRA CARNEIRO
DATA : 13/04/2023
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/otj-xovp-sxq
TÍTULO:

CONTRIBUIÇÕES DO PNAIC PARA A PRÁTICA PEDÁGOGICA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES NO ENSINO DECIÊNCIAS DO MUNICÍPIO DE CONFRESA-MT.



PALAVRAS-CHAVES:

 Políticas educacionais, Formação de professores, Autonomia e Emancipação.


PÁGINAS: 57
RESUMO:

A presente pesquisa parte do seguinte questionamento: Qual o legado do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC para a prática pedagógica dos professores alfabetizadores no Ensino de Ciências da Natureza, no município de Confresa-MT? O mesmo teve como objetivos investigar as percepções e as contribuições do PNAIC, para a prática pedagógicas dos professores alfabetizadores da rede estadual no Ensino de Ciências da Natureza do município de Confresa-MT, foi revisitado as políticas educacionais nacional em alfabetização que antecederam ao programa na esfera federal e estadual no tocante ao Ensino de Ciências da Natureza nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O processo de insvetigação se constituiu no município de Confresa-MT. Trabalhamos com uma amostra de dez professores alfabetizadores, dois coordenadores pedagógicos, dois diretores, o coordenador regional  do programa, referente ao período de  2017/2018. Também entrevistamos a Secretária Municipal de Educação do ano vigente. Garantimos o anonimato dos participantes da pesquisa, sendo estes denominados com a letra P (Professor) seguida de algarismos alfanuméricos e para os demais sujeitos utilizamos as seguintes denominações também seguidas de algarismos alfanuméricos: CP (Coordenador Pedagógico), CL (Coordenador Local), CM (Coordenador Municipal), D (Diretor) e SME (Secretário Municipal de Educação). O processo de investigação aconteceu por meio da pesquisa bibliográfica e documental com abordagem qualitativa.  A coleta de dados foi realizada  por meio de entrevistas semiestrututadas, obtidas através de gravações de áudios e transcritos posteriormente, sendo categorizadas tematicamente e  analisados com base na Análise de  conteúdo na perspectiva de Bardim(2011).  As categorizações foram definidas em três eixos: Perfil dos Professores, Recursos pedagógicos,  Práticas Pedagógicas do professores alfabetizadores no Ensino de Ciências da Natureza. Até o presente momento, foi apontado como resultados que o PNAIC enquanto programa de formação contribuiu de forma significativa fornecendo subsídios  para a prática pedagógicas dos professores alfabetizadores da rede estadual no Ensino de Ciências da Natureza do município de Confresa-MT,  No entanto, também foram apontados alguns pontos negativos para o referido  programa .Quanto às políticas educacionais nacional em alfabetização que antecederam ao programa na esfera federal e estadual no tocante ao Ensino de Ciências da Natureza nos anos iniciais do Ensino Fundamental, até o momento os sujeitos entrevistados citaram os Parâmetros Curriculares Nacionais- PCNs, Projeto Inajá I e II, Proformação- Programa de Formação de Professores em Exercício, visto que estes dois últimos foram programas de formação para professores em exercício, sem habilitação para trabalhar com os estudantes dos anos inciais do Ensino Fundamental. Em relação as práticas pedagógicas apressentadas durante o programa em questão, a maioria dos sujeitos participantes alegaram que se perderam, visto que ao término do PNAIC e com troca de governo, os programas também mudaram e consequentemente as proposições para a formação dos professores alfabetizadores também mudaram. Atualmente está em vigor o Programa Alfabetiza-MT, programa este que, tem levado em consideração novamente no processo de alfabetização, a leitura, a escrita e os cálculos matemáticos, ou seja, as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática e ainda o Sistema Estruturado de Ensino de Mato Grosso- SEE, em outras palavras, a  utilização do livro didático como principal fonte de recurso metodológico. Neste contexto, tencionamos que esta pesquisa possa fornecer elementos que subsidiem a prática pedagógica dos professores pedagogos ao trabalharem o Ensino de Ciências da Natureza no processo de alfabetização.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 956.474.908-59 - FATIMA APARECIDA DA SILVA IOCCA -
Interno - 82411001 - ISABELA AUGUSTA ANDRADE SOUZA
Externo à Instituição - PEDRO MARTINS SOUSA - IFMT
Notícia cadastrada em: 02/03/2023 08:47
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-04.applications.sig.oraclevcn.com.srv4inst1