Banca de DEFESA: MARIA CELÉZIA MENDES LEAL

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA CELÉZIA MENDES LEAL
DATA : 23/03/2023
HORA: 09:00
LOCAL: BARRA DO BUGRES
TÍTULO:

A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO MUNICÍPIO DE DENISE – MT


PALAVRAS-CHAVES:

 Ensino de Matemática; EJA; Formação de Professores.


PÁGINAS: 120
RESUMO:

O presente trabalho contempla uma investigação desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática –PPGEM, da Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT, Campus de Barra do Bugres-MT.  A pesquisa se justifica diante da peculiaridade outorgada ao ensino voltado para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), a qual se fundamenta nas funções reparadora, equalizadora e qualificadora, necessitando, assim, de uma abordagem adequada, e também pela necessidade de reflexões, considerando-se a realidade do contexto escolar em que, diferentemente de outras modalidades da educação básica, sabe-se que a maioria dos docentes não teve essa temática, da EJA, como componente curricular na formação inicial; existem raros momentos de formações e de reflexões no ambiente escolar e ainda há dificuldades voltadas para disponibilidade de recursos pedagógicos apropriados. Neste sentido, esta investigação teve por objetivo principal estudar a prática docente, por meio dos relatos, desenvolvida no ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Denise – MT, e como específicos: identificar as principais dificuldades, bem como os avanços e melhorias encontradas pelos docentes no ensino de Matemática, nessa modalidade; analisar como os docentes percebem e desenvolvem a prática docente deste componente curricular; verificar as necessidades formativas dos docentes. De abordagem qualificativa, a pesquisa foi descritiva, a coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas e a análise foi ancorado na Análise Interpretativa de Severino (2007). Assim sendo, a investigação contou com a participação de seis docentes que atuaram ou estavam atuando na referida modalidade, nesse componente curricular, sendo todas do sexo feminino. Diante dos estudos, pode-se concluir que as docentes não tiveram formação específica para a EJA na formação inicial e consideram importante que tais temas sejam abordados com mais frequência no contexto escolar. Os dados apontaram, ainda, que questões como a falta de material didático apropriado e a diferença de idade são fatores que dificultam a prática docente, contudo relataram usar como estratégias de superação, a adequação dos materiais disponíveis por meio da busca e valorização de questões pertinentes e relacionadas ao cotidiano de seus alunos. Neste sentido, o diálogo com os colegas se fez como importante instrumento para se desenvolver metodologias de ensino. Pode-se averiguar, também, que as docentes percebem diferenças entre o tratamento oferecido ao Ensino Regular e à EJA, e que possuem o conhecimento de que o ensino de Matemática, nesta modalidade, pode contribuir diretamente no contexto dos discentes, em relação à promoção da igualdade social, à oportunidade de trabalho e ao relacionamento em sociedade. Assim sendo, diante dos resultados, advindos dos relatos, podemos concluir que a prática docente na EJA, no contexto em estudo, tem-se constituído ao longo das experiências vivenciadas e compartilhadas e na relação com os discentes e suas trajetórias de vida. Portanto, acredita-se que se faz necessário políticas públicas que reconheçam a necessidades desta modalidade de ensino, que possam ir ao encontro de suas especificidades, ofertando formações, materiais didáticos adequados e a valorização do profissional da EJA.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 121144002 - CLÁUDIA LANDIN NEGREIROS
Interno - 376.533.001-97 - JAIR LOPES JUNIOR - USP
Externo à Instituição - RUTE CRISTINA DOMINGOS DA PALMA - UFMT
Notícia cadastrada em: 09/02/2023 11:54
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