Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA RAUBER ANSCHAU

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FERNANDA RAUBER ANSCHAU
DATA : 10/03/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet - E-mail institucional da UNEMAT.
TÍTULO:

CONTRIBUIÇÕES DA PRODUÇÃO DE VÍDEOS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA PARA O VI FESTIVAL DE VÍDEOS DIGITAIS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA


PALAVRAS-CHAVES:

Festival de Vídeos; Tecnologias Digitais; Aprendizagem; Teoria da Atividade; Matemática.


PÁGINAS: 82
RESUMO:

Nesta pesquisa buscamos compreender as contribuições da produção de vídeos de Matemática financeira para o VI Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática. Para tanto optamos por produzir vídeos digitais abordando a Matemática Financeira, com os alunos da turma do 1º ano “B”, da Escola Estadual Padre Arlindo Ignácio de Oliveira, em Campo Novo do Parecis – MT. Esse projeto conta com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Mato Grosso (FAPEMAT). A pergunta que direciona a pesquisa é: “como os vídeos produzidos, com o tema matemática financeira, para o VI Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática podem contribuir para a aprendizagem dos alunos envolvidos?” A principal fonte de dados é o processo de produção de vídeos digitais matemáticos, por alunos do ensino médio, com o uso de tecnologias digitais e a participação destes vídeos no VI Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática. A fundamentação teórica é baseada nas pesquisas que se apoiam na produção de vídeos, quais sejam, Teoria da Atividade, com base nas ideias de Engeströn (1987), Sistema Seres-Humanos-Com-Mídias, proposto inicialmente por Souto (2013), e Construto Seres-Humanos-Com-Mídias, de Borba e Villarreal (2005) que destaca o papel das mídias na produção do conhecimento, com sua base na Teoria da Atividade. O trabalho adota a metodologia qualitativa, a qual nos oportuniza compreender todo o processo de produção de dados e perceber a produção matemática e de conhecimento ao aluno envolvido. Para a análise dos dados utilizamos os miniciclones de transformações expansivas, de Souto (2013). Finalizamos a análise de dados do grupo 01 e apresentamos uma análise prévia dos demais grupos, nos quais ocorreram alguns momentos de tensões quando os mesmos tiveram que entrar em acordo sobre o conteúdo a ser abordado no vídeo, bem como em relação ao aplicativo a utilizar para a edição. Observamos que o grupo 01 entrou em miniciclone de transformação expansiva, que teve início, dois movimentos de rotação e final destacados. O que gerou mais e maiores tensões durante a produção do vídeo foi relacionado a realização dos cálculos matemáticos, o que difere das demais pesquisas, onde os alunos demonstraram maiores dificuldades em relação ao uso da tecnologia digital. Os dados indicam que a produção dos vídeos de matemática financeira, oportunizou momentos de aprendizagem não vividos até então pelos alunos, os mesmos puderam pensar a Matemática com as tecnologias digitais, levando a compreensão dos conteúdos.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 122182002 - DAISE LAGO PEREIRA SOUTO
Interno - 121144002 - CLÁUDIA LANDIN NEGREIROS
Externo à Instituição - MARCELO DE CARVALHO BORBA -
Notícia cadastrada em: 09/02/2023 11:53
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