Banca de DEFESA: DANIEL VERNEQUE DIAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANIEL VERNEQUE DIAS
DATA : 06/02/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Câmpus da Unemat - Barra do Bugres
TÍTULO:

O USO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM COM O SOFTWARE SCRATCH



PALAVRAS-CHAVES:

Tecnologias Digitais. Pensamento Computacional. Objetos Digitais de Aprendizagem


PÁGINAS: 93
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objetivo investigar o uso dos pilares do Pensamento Computacional (PC) durante o processo de criação de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) com alunos do primeiro ano do ensino médio. O nosso trabalho pretende buscar respostas para a seguinte indagação: Como os pilares do Pensamento Computacional contribuem no ensino de matemática da educação básica no processo de criação de Objetos Digitais de Aprendizagem? Nossa pesquisa é de cunho qualitativo, utilizamos o experimento de ensino como procedimento metodológico para a coleta de dados por diversos instrumentos tais como: fotos, vídeos, gravações, e materiais escritos. e para análise utilizamos o método de indução analítica. Os participantes da pesquisa foram alunos regularmente matriculados no primeiro ano do ensino médio do ano de 2021 na escola Centro Educacional Santa Cruz - CESC, em Barra do Bugres, Mato Grosso. Diante do avanço considerável do uso das tecnologias digitais dentro e fora do âmbito escolar interferindo no processo do aprendizado dos alunos. É fundamental que o uso dessas tecnologias seja algo intrínseco, na construção do desenvolvimento de materiais pedagógicos tais como Objetos Digitais de aprendizagem com software de programação em blocos. Desta forma os alunos produziram um ODA através do software scratch para resolução de problemas que envolvem progressões aritmética (PA). No referencial teórico apoiamos nos trabalhos de Borba (2016), Wiley (2000), Tarouco (2005), Wing (2006) e Brackmann (2018) que abordam temas significativos quanto ao uso da tecnologia digital, Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA), pensamento computacional e o scratch no processo de ensino e de aprendizagem matemática. Os resultados indicam que durante o desenvolvimento da pesquisa, bem como no processo de resolução das atividades e criação do Objeto Digital de Aprendizagem, foram possíveis perceber o uso dos pilares do Pensamento Computacional com e sem o uso do scratch. No entanto, em algumas atividades não houve o uso de todos os quatro pilares Apresentado por Brackmann (2018). Por outro lado, foi percebido na prática e nos argumentos que os participantes melhoram o desempenho a partir do momento em que os mesmos estavam criando os possíveis algoritmos e programando a ordem dos elementos do mesmo no ODA.   

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 135400002 - MINÉIA CAPPELLARI FAGUNDES
Interno - 90384008 - FERNANDO SELLERI SILVA
Externo à Instituição - ANGÉLI CERVI GABBI - IFRS
Notícia cadastrada em: 30/01/2023 10:47
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