Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSIANE SOUZA DA SILVA RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROSIANE SOUZA DA SILVA RODRIGUES
DATA : 14/12/2022
HORA: 08:00
LOCAL: CAMPUS DE BARRA DO BUGRES
TÍTULO:

MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA META-ANÁLISE DAS DISSERTAÇÕES E TESES PRODUZIDAS NO BRASIL


PALAVRAS-CHAVES:

Modelagem Matemática. Meta-análise. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Educação Infantil. Formação de Professores que Ensinam Matemática


PÁGINAS: 94
RESUMO:

A presente pesquisa se insere no contexto das produções acadêmicas envolvendo a Modelagem Matemática. Mais especificamente, objetivamos investigar a produção acadêmica das dissertações e teses relacionadas à Modelagem Matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, defendidas nos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil, no período de 2010 a 2021. Assim sendo, a questão orientadora é: o que revelam as pesquisas acadêmicas (dissertações e teses) envolvendo a Modelagem Matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental no Brasil no período de 2000 a 2021? Visando delinear compreensões a respeito do objetivo, realizamos uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, com base em (FIORENTINI; LORENZATO, 2006) e na modalidade de uma meta-análise (BICUDO, 2014). Como procedimentos de produção de dados para constituir o corpus da pesquisa, utilizamos a consulta das dissertações e teses nas seguintes bases de dados: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD); ii) Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Para analisar os dados, recorreremos à Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977) e Rodrigues (2019), que nos proporcionou a constituição de quatro Categorias de Análise: 1. Modelagem Matemática na Educação Infantil; 2. Modelagem Matemática nos Processos Formativos de Professores; 3. Modelagem Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; 4. Modelagem Matemática nas Pesquisas Documentais ou Bibliográficas as quais interpretamos por meio de um movimento dialógico – interlocução dos dados com os conceitos balizados pelos aportes teóricos – para nos proporcionar compreensões do objeto investigado. A partir das dissertações e teses mapeadas, apresentamos alguns aspectos - (i) Referenciais teóricos de Modelagem Matemática; (ii) Procedimentos metodológicos envolvendo de Modelagem Matemática; (iii) Objetivos da pesquisas envolvendo  Modelagem Matemática; (iv) Noções e Conteúdos Matemáticos abordados nas Temáticas das Atividades Modelagem Matemática; (v) Questão norteadora e os resultados alcançados pelas pesquisas envolvendo de Modelagem Matemática - que se mostram recorrentes no que se refere as pesquisas de Modelagem Matemática em cada categoria de Análise. A partir do levantamento e das análises realizadas, observamos um crescimento das pesquisas a respeito da Modelagem Matemática na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, além da identificação de aproximações teóricas e metodológicas entre os trabalhos analisados para evidenciarmos as reflexões, percepções e ações de estudantes e professores durante o processo de Modelagem Matemática, bem como se as atividades com Modelagem Matemática têm apresentado contribuições relevantes para o ensino da Matemática na Educação Infantil e Anos Iniciais (1º e 5º) do Ensino Fundamental.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 121144002 - CLÁUDIA LANDIN NEGREIROS
Interno - 451.121.500-68 - MARIA ELIZABETE RAMBO KOCHHANN - UNEMAT
Externo à Instituição - LUCIANO DUARTE DA SILVA - CEFET/GO
Notícia cadastrada em: 10/11/2022 14:53
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-03.applications.sig.oraclevcn.com.srv3inst1