Banca de DEFESA: EDVALDO BERNARDINO DE FARIAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDVALDO BERNARDINO DE FARIAS
DATA : 11/11/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet - E-mail institucional da UNEMAT e auditório Campus
TÍTULO:

ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: COM A PALAVRA, OS GESTORES DE FORMAÇÃO DAS DRE/CEFAPRO - MT


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Ciência e Matemática; Ensino Remoto Emergencial; Tecnologia de formação continuada de professores.

 


PÁGINAS: 188
RESUMO:

Esta pesquisa teve como objetivo compreender como o Ensino Remoto Emergencial (ERE) influenciou o trabalho pedagógico dos gestores de formação da área da alfabetização da DRE/CEFAPRO/MT, durante a pandemia da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars-CoV–2) e nos processos formativos com professores que ensinam Ciências e Matemática. Para tanto, buscamos explicitar as experiências que foram vivenciadas por 15 gestores de formação que atuam na área de alfabetização, em 15 Diretorias Regionais de Educação de Mato Grosso – (DRE/CEFAPRO/MT). Como aporte teórico esta pesquisa está fundamentada em autores como Nóvoa (2002), Kenski (2003), Josso (2004), Santo et al. (2012), Javaroni e Zampieri (2015), Castro (2016), Borba et al (2018), Gobatto e Carvalho (2018), Behar (2020), Leite e Leite (2020), Moreira, Henriques e Barros (2020), Freire(2022), Frizon,  et al (2022), Hodges (2022), Borba, Souto e Canedo Junior (2022) que discutem o ensino remoto emergencial na formação continuada de professores. O estudo se apoiou metodologicamente no paradigma qualitativo, cujos procedimentos de produções de dados foram utilizados a análise documental realizadas em documentos públicos oficiais tais como: Leis, Medidas Provisórias, Decretos, Resoluções, Portarias, Instruções Normativas e Pareceres, disponíveis no Diário Oficial da União (DOU), Portal do Ministério da Educação e Cultura (MEC), Imprensa Oficial do Estado de Mato Grosso (IOMAT), site da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC) e site do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso (CEE); entrevistas semiestruturadas; questionários estruturados e notas de campo produzidas durante a observação participante. Para análise de dados utilizamos o método de indução analítica modificada. Ao término desta pesquisa, constatou-se diversas situações que influenciaram os gestores de formação durante a atividades formativa programada pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso – (SEDUC). Aspectos ligados ao estresse, tensão, desafios, pressão, falta de preparo e ansiedade diante do fazer formativo, insurgiram como fatores determinantes para esta constatação. Notou-se também situações de superação em que os gestores de formação enfrentaram diante dos desafios impostos pela nova realidade, assumiram o compromisso em fazer a formação, mesmo pautados por situações que dificultaram sua realização. Para tanto, imbuídos de uma forte mudança de atitude e postura, que configurou como um dos fatores que os influenciaram durante o processo formativo. Assim, entendemos este estudo pode contribuir oferendo subsídios com elementos de discussões e reflexões em torno de políticas públicas orientadas pela SEDUC/MT para formação continuada de professores, tendo como base no reconhecimento das dimensões de uma formação sob a perspectiva pensada com os gestores de formação das DRE/CEFAPRO/MT e demandas das escolas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 122182002 - DAISE LAGO PEREIRA SOUTO
Interno - 90384008 - FERNANDO SELLERI SILVA
Externo à Instituição - NEIDE ARAÚJO CASTILHO TENO - UEMS
Notícia cadastrada em: 03/11/2022 14:48
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