Banca de QUALIFICAÇÃO: IRACI SANT'ANA LIMA TORQUATO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IRACI SANT'ANA LIMA TORQUATO
DATA : 24/11/2022
HORA: 17:00
LOCAL: Laboratório de Metodologia Científica - Sala A3, Bloco A meet.google.com/ixx-kkoz-wpn
TÍTULO:

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NOS CURRÍCULOS DE PEDAGOGIA NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO BRASILEIRO


PALAVRAS-CHAVES:

Discalculia; Dificuldades Específicas de Aprendizagem; Pedagogia; Educação Especial.


PÁGINAS: 190
RESUMO:

Nosso objetivo foi pesquisar a configuração curricular dos estudos das dificuldades específicas de aprendizagem (DEA), com ênfase na discalculia, nas licenciaturas em pedagogia nas Instituições de Ensino Superior Público brasileiras. Algumas pesquisas evidenciam que um dos desafios enfrentados por docentes em sala de aula decorre das DEA que são os transtornos específicos do neurodesenvolvimento ou transtornos específicos de aprendizagem (TEA), que afetam a aprendizagem do indivíduo em uma ou mais áreas específicas de conhecimento. Dentre estes transtornos está a discalculia que afeta a aprendizagem da matemática, comprometendo a capacidade de pensar, relacionar, escrever números e símbolos, atividades e resoluções de problemas. Assim, o problema da pesquisa está delimitado, em saber: como estão inclusos os estudos das dificuldades específica de aprendizagem (DEA), com ênfase na discalculia, que afeta a aprendizagem da matemática, nos currículos das Licenciaturas em Pedagogia das Instituições Públicas de Ensino Superior brasileiras? A hipótese será construída após o tratamento dos dados. Metodologicamente, adotamos: a) - a Pesquisa Bibliográfica com Revisão Sistemática de Literatura (RSL), para verificação das pesquisas produzidas sobre o assunto. Para referencial conceitual sobre DEA utilizamos o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) e a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID-10), bem como, a literatura específica sobre discalculia; b) - Pesquisa Documental, cujo corpus foi composto por 260 Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs), distribuídos entre as 5 regiões do Brasil.  Para análise dos dados foi adotado a técnica de Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977) e Rodrigues (2019). A análise e interpretação foi realizada por meio de um movimento de interlocução entre os dados constituídos e os aportes conceituais da pesquisa que nos proporcionaram compreensões do objeto pesquisado e responder ao problema de pesquisa. Os resultados das produções científicas da RSL demonstraram que a maioria dos pedagogos não possuem conhecimentos relacionados à discalculia e essa temática não foi contemplada em seus estudos enquanto acadêmicos na formação inicial. Da análise de dados dos PPCs resultou em quatro categorias de análise: 1ª - Aprendizagem e Desenvolvimento Humano no Processo Educacional; 2ª - Políticas da Educação Especial e Inclusiva; 3ª - Tecnologia Assistiva no Processo de Aprendizagem da Pessoa com Dificuldades de Aprendizagem e; 4ª - Dificuldades Específicas de Aprendizagem. A pesquisa evidenciou que os estudos das DEA estão inclusos em 118 PPCs de 260, 160 componentes curriculares (CC) com uma frequência de 115 CC obrigatórios, 39 optativos e 6 eletivos, apresentados em 82 diferentes nomenclaturas. Dos 160 CC, apenas 12 apresenta ênfase em discalculia, sendo 5 obrigatórios, 3 optativos e 4 eletivos. Os CC que apresentam maior prevalência nos estudos das Dificuldades de Aprendizagem (DA) são Psicologia da Educação, Psicologia da Educação II e Psicologia da Aprendizagem, que apresentam a carga horária insuficiente para oferta de estudos de forma significativa de todos os conteúdos contemplados nas respectivas ementas, considerando a amplitude das DA, com intuito de proporcionar conhecimentos teóricos e metodológicos para o futuro pedagogo. Assim, podemos concluir que o estudo das DA está, parcialmente, incluso (118/260), configurado como obrigatório (115/160), no entanto, há uma lacuna discrepante do estudo das DEA-discalculia (12/160) e seus componentes curriculares, parcialmente, obrigatórios, o que gera um déficit no processo de aprendizagem profissional das/os futuras/os pedagogas/os e requer uma reestruturação do currículo com inserção de CC obrigatório que trate especificamente as DEA (discalculia), com carga horária mínima de 60 horas/aula.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 131867001 - KILWANGY KYA KAPITANGO A SAMBA
Interno - 121144002 - CLÁUDIA LANDIN NEGREIROS
Externo à Instituição - RITA DE FÁTIMA DA SILVA ROSAS DE CASTRO - UFMS
Notícia cadastrada em: 25/10/2022 15:43
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