Banca de DEFESA: SANDRA MORENO DE ASSIS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SANDRA MORENO DE ASSIS SANTOS
DATA : 07/11/2022
HORA: 19:00
LOCAL: SALA GEPEME - UNEMAT - CAMPUS II BARRA DO BUGRES (ONLINE)
TÍTULO:

POTENCIALIDADES DO ESPAÇO FORMATIVO DA FEIRA DE MATEMÁTICA PARA AS PRÁTICAS LETIVAS DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS


PALAVRAS-CHAVES:

Feira de Matemática.

Professores que Ensinam Matemática

Terceiro Espaço Formativo

Formação Continuada de Professores

Anos Iniciais do Ensino Fundamental.


PÁGINAS: 205
RESUMO:

A presente pesquisa se insere no contexto das potencialidades das Feiras de Matemática para os processos formativos de professores. Neste contexto, objetivamos investigar as potencialidades da Feira de Matemática como um espaço formativo para as práticas letivas dos professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim sendo, a questão norteadora da pesquisa é: Quais as potencialidades do espaço formativo da Feira de Matemática no município de Barra do Bugres para as práticas letivas dos professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental? A nossa fundamentação teórica envolve as seguintes temáticas: Terceiro Espaço Formativo, Formação Continuada de Professores de Matemática e as Feiras de Matemática. Metodologicamente, utilizamos a pesquisa qualitativa para descrever, interpretar e delinear compreensões das respostas ao questionário online (Google Forms) de 57 professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, orientadores de trabalhos apresentados na I Feira de Matemática de Barra do Bugres – I FEMABB, realizada em 2019. Para analisar os dados, recorreremos à Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977) e Rodrigues (2019), a qual nos proporcionou a constituição de quatro Categorias de Análise, sendo (i) Contribuições Didático-Metodológicas da Feira de Matemática para o Processo de Ensino da Matemática; (ii) Contribuições Formativas da Feira de Matemática para as Práticas Letivas dos Professores que Ensinam Matemática; (iii) Possibilidades da Feira de Matemática para Aprendizagem dos Alunos; e (iv) Potencialidades da Feira de Matemática como Terceiro Espaço Formativo, pelas quais realizamos nossa interpretação por meio de um movimento dialógico – interlocução dos dados com os conceitos balizados pelos aportes teóricos da pesquisa –, para nos proporcionar compreensão do objeto investigado. Assim sendo, constatamos que a I FEMABB se constituiu como sendo um terceiro espaço formativo, pois oportunizou aos professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental uma experiência antes, durante e pós evento: antes porque existe um processo formativo de elaboração dos trabalhos em sala de aula com os alunos nas escolas, durante a exposição e apresentação dos trabalhos pelos alunos a toda comunidade para a divulgação e a popularização dos conhecimentos de Matemática de uma maneira diferenciada e contextualizada, e pós evento devido o fato dos professores terem conhecido práticas pedagógicas diferenciadas desenvolvidas por outros professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental nas escolas que podem ser adaptadas em suas salas de aulas. Assim sendo, podemos afirmar que a I FEMABB contribuiu de diferentes maneira, entre elas, para o aprimoramento das práticas letivas dos professores em sala de aula, buscando a realização de um ensino de Matemática mais atrativo, contextualizado, interdisciplinar e incentivando o uso de diferentes metodologias de ensino que possibilitam uma aprendizagem mais significativa para os alunos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 131193009 - MÁRCIO UREL RODRIGUES
Interno - 37106002 - MARCOS FRANCISCO BORGES
Externo à Instituição - REGINA CÉLIA GRANDO - UFSC
Notícia cadastrada em: 20/10/2022 14:51
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1