Banca de DEFESA: CARLA CRISTINA PADILHA CASSANICA CORDEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CARLA CRISTINA PADILHA CASSANICA CORDEIRO
DATA : 22/11/2022
HORA: 14:00
LOCAL: PPGECM
TÍTULO:

ATIVIDADES PRÁTICAS DOS DOCENTES DE BIOLOGIA NO ENSINO REMOTO EM ESCOLAS ESTADUAIS DE CÁCERES – MT


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Biologia; Atividades práticas; Pandemia; Professores de Biologia.


PÁGINAS: 66
RESUMO:

O Ensino de Biologia nas Escolas de Ensino Médio apresenta práticas docentes que envolvem, dentre outras metodologias, as aulas práticas, as quais podem ser desenvolvidas em laboratórios, bem como fora deles. Quanto ao desenvolvimento das aulas práticas, nesta pesquisa temos a seguinte pergunta orientadora: De que maneira os professores licenciados em Biologia, que lecionam em escolas públicas estaduais no Ensino Médio na cidade de Cáceres – MT, desenvolveram as atividades práticas, durante o ensino remoto, decorrente da Pandemia da Covid-19? Com isso, o objetivo de estudo foi investigar como ocorreram as atividades práticas de Biologia em escolas de Ensino Médio, durante o ensino remoto decorrente da Pandemia da Covid-19, especificamente nas escolas públicas estaduais do município mato-grossense de Cáceres. A metodologia de abordagem da pesquisa qualitativa, com entrevistas semiestruturada, contou com a participação de três professores de Biologia efetivos da Rede Estadual de ensino e egressos da UNEMAT. Os momentos de conversa foram previamente agendados, ocorreram presencialmente seguindo as orientações de distanciamento social e foram guiadas por um roteiro com perguntas orientadas. Para o registro da fala, foi utilizado um aparelho celular para a gravação do áudio. A análise dos dados ocorreu na perspectiva de Severino (2007), com a análise interpretativa. Por meio dos relatos dos professores, identificamos como práticas docentes: aulas práticas desenvolvidas em laboratórios próprios da escola e emprestado da UNEMAT, além de visita a campo e coleta de pequenos insetos para produção de insetário. Para as aulas práticas no ensino remoto, os docentes concordam sobre a falta da devolutiva das atividades e a pouca participação dos estudantes com a execução das práticas. Os recursos citados foram: apostilas impressas pela escola, plataformas digitais como a Teams e Google Classroom, vídeos e reportagens das páginas de internet, além de aplicativos de mensagens e utilitários voltados para os conteúdos discutido durante as aulas. No que se refere aos impasses encontrados no ensino remoto, podem ser citados: pouca participação e dificuldade de acesso dos alunos, recursos escassos, como internet e limitação de material impresso e carga horária de trabalho docente excedida. Quanto à formação continuada ofertada na pandemia, ficou evidente que os professores participaram de encontros on-line voltados para o uso das plataformas de ensino e produção de vídeos para a prática docente. Percebe-se que os professores participantes buscaram meios e estratégias de ensino para continuar o ano letivo, com a reformulação da didática para sala de aula virtual e investimento em equipamentos tecnológicos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 121144002 - CLÁUDIA LANDIN NEGREIROS
Interno - 131867001 - KILWANGY KYA KAPITANGO A SAMBA
Externo à Instituição - DÉBORA ERILÉIA PEDROTTI MANSILLA - UFMT
Notícia cadastrada em: 19/10/2022 13:46
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