Banca de QUALIFICAÇÃO: EDIVANIA AUGUSTO DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDIVANIA AUGUSTO DOS SANTOS
DATA : 31/10/2022
HORA: 08:00
LOCAL: Híbrido: Sala de Reuniões Núcleo ADM e Google Meet
TÍTULO:

MOBILIZAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS DE FUNÇÃO AFIM E QUADRÁTICA COM O SOFTWARE GEOGEBRA: UMA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Matemática. Tecnologia Digital. Mobilização de conceitos. Pesquisa-formação.


PÁGINAS: 118
RESUMO:

O processo de mediação digital possibilita estruturas diversificadas em relação aos elementos constituintes de pensamentos, (re)significações, aprendizagens e conhecimento. Nesse contexto, a presente pesquisa teve como objetivo compreender como os conceitos matemáticos de função afim e função quadrática são mobilizados com o software Geogebra, segundo os níveis de funcionamento de conhecimento proposto pela teoria de análise dos conteúdos matemáticos a ensinar (TACME). Desse modo, para reforçar a ligação dos saberes docentes, instigando-os a contribuir com a qualificação de seus processos formativos e seus conhecimentos didáticos e pedagógicos, a pesquisa buscou responder à seguinte questão norteadora: de que forma os conceitos matemáticos de função afim e função quadrática são mobilizados com o software Geogebra, segundo os níveis de funcionamento de conhecimento proposto pela TACME, por um grupo de professores da Rede Pública Estadual de Ensino da cidade de Denise-MT? Para responder a esse questionamento, utilizou-se em termos metodológicos uma pesquisa com abordagem qualitativa e, quanto aos procedimentos, classificada como pesquisa de campo e pesquisa-formação. Participaram da pesquisa 6 professores da Rede Pública Estadual de Ensino, do município de Denise, estado de Mato Grosso. Para a produção de dados foram utilizadas atividades, com questões problema envolvendo o conceito de função afim e função quadrática, elaboração de roteiros de atividade com o uso do software Geogebra e observação participante. O processo de formação proposto na pesquisa ocorreu pela interlocução do ensino da Matemática com Tecnologias Digitais. Esse processo constituiu-se numa redefinição das práticas de ensino e processos de aprendizagem em Matemática destes professores em sala de aula. Permitiu, ainda, identificar quais os níveis de mobilização eles se encontram, segundo a teoria de análise dos conteúdos matemáticos a ensinar. É válido ressaltar que a presente pesquisa se baseou na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no que tange às competências e habilidades necessárias que devem ser desenvolvidas pelos alunos. Dessa forma verificou-se que a transposição de saberes pelos professores possibilitou o desenvolvimento das competências e habilidades trazidas pela BNCC. Em suma, a formação continuada proposta trouxe contribuições para o fortalecimento de práticas pedagógicas para o ensino de Matemática com uso de Tecnologias Digitais nas Escolas de Educação Básica do município de Denise-MT. E ainda apontou a necessidade de estimular o desenvolvimento de atividades que envolvam situações problemas, e que promovam um movimento de reflexão para a construção de um conhecimento matemático desejável, com o software Geogebra.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 90384008 - FERNANDO SELLERI SILVA
Interno - 135400002 - MINÉIA CAPPELLARI FAGUNDES
Externo ao Programa - 268991003 - Sumária Sousa e Silva
Externo à Instituição - MARCOS CESAR DANHONI NEVES - UTFPR
Notícia cadastrada em: 28/09/2022 20:41
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