Banca de DEFESA: IONE DE FÁTIMA DE SOUZA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IONE DE FÁTIMA DE SOUZA DA SILVA
DATA : 29/11/2022
HORA: 14:00
LOCAL: SALA GEPEME - UNEMAT - CAMPUS II BARRA DO BUGRES (ONLINE)
TÍTULO:

PRODUÇÃO DE MATERIAIS CURRICULARES POR PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA


PALAVRAS-CHAVES:

Materiais curriculares

Formação Continuada de Professores

Professores que ensinam Matemática

Competências e Habilidades da BNCC

Anos Iniciais do Ensino Fundamental


PÁGINAS: 155
RESUMO:

A presente pesquisa se insere no contexto dos materiais curriculares e da formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais. Na qual objetivamos investigar a maneira como os professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental no município de Lucas do Rio Verde/MT estão utilizando em sua prática pedagógica os materiais curriculares (cadernos didáticos) elaborados no âmbito da formação continuada envolvendo as competências e habilidades da BNCC. Assim sendo, a questão orientadora da pesquisa é: De que forma os professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental do município de Lucas do Rio Verde/MT estão utilizando em sua prática pedagógica os materiais curriculares (cadernos didáticos) produzidos no âmbito da formação continuada envolvendo as competências e habilidades da BNCC? Para compreendermos o nosso objeto de pesquisa, utilizamos como fundamentação teórica aspectos relacionados a Formação Continuada de professores de Matemática, Materiais Curriculares, e os documentos oficiais BNCC (2018) e DRC/LRV (2019). Visando delinear compreensões a respeito do objetivo da pesquisa, utilizamos a abordagem qualitativa para descrever e interpretar os dados da pesquisa. Como procedimentos de produção de dados para constituir o corpus da pesquisa, utilizamos questionários enviados aos professores que ensinam Matemática nos anos iniciais, que participaram da formação continuada ocorrida no ano de 2020 em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), através do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática nas Escolas (GEPEME). Para analisar os dados, recorremos a Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977) e Rodrigues (2019), a qual nos proporcionou a constituição de quatro Categorias de Análise denominadas: (I) produção de materiais curriculares de Matemática em um processo de formação continuada; (II) protagonismo dos professores que ensinam Matemática na produção de materiais curriculares; (iii) trabalho colaborativo de professores que ensinam Matemática na elaboração de materiais curriculares; (iv) possibilidades dos materiais curriculares no contexto da BNCC e DRC na prática pedagógica dos  professores que ensinam Matemática. Realizamos a análise interpretativa por meio de um movimento dialógico - interlocução dos dados com os conceitos balizados pelos aportes teóricos da pesquisa - para nos proporcionar compreensões do objeto investigado. Assim sendo, concluímos que os materiais curriculares elaborados no processo de formação continuada, contribuiu de diferentes maneiras no período pandêmico, e continua sendo utilizado pelos professores que ensinam Matemática nos anos iniciais no retorno às aulas presenciais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 131193009 - MÁRCIO UREL RODRIGUES
Interno - 121144002 - CLÁUDIA LANDIN NEGREIROS
Externo à Instituição - ADELMO CARVALHO DA SILVA - UFMT
Notícia cadastrada em: 28/09/2022 14:02
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