Banca de QUALIFICAÇÃO: NILSON AMANCIO DE JESUS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NILSON AMANCIO DE JESUS
DATA : 05/12/2022
HORA: 18:00
LOCAL: SALA GEPEME - UNEMAT - CAMPUS II BARRA DO BUGRES (ONLINE)
TÍTULO:

PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS NO CONTEXTO DA BNCC


PALAVRAS-CHAVES:

Livros didáticos, Professores de Matemática, Ensino Médio, Ensino de Matemática, BNCC.


PÁGINAS: 130
RESUMO:

O presente pesquisa se insere no contexto dos Livros Didáticos de Matemática na prática do Professor que atua no Ensino Médio. Assim sendo, objetivamos investigar as percepções dos Professores de Matemática do Ensino Médio sobre a utilização dos livros didáticos no contexto das Competências e Habilidades da BNCC.  A questão norteadora da pesquisa é: Quais são as percepções dos Professores de Matemática do Ensino Médio em relação a utilização a utilização dos livros didáticos de Matemática no contexto das Competências e Habilidades da BNCC? Nosso aporte teórico está entre diversos autores e pesquisadores que enfatizam a importância do livro didático na prática do professor de Matemática no Ensino Médio. Metodologicamente, utilizamos a pesquisa qualitativa para descrever, interpretar e delinear compreensões das respostas ao questionário online (Google Forms) de 25 professores de Matemática que atuam no Ensino Médio. Para analisar os dados, recorreremos à Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977) e Rodrigues (2019), a qual nos proporcionou a constituição de quatro Categorias de Análise, sendo (i) Conteúdos de Matemática nos livros didáticos do Ensino Médio; (ii) Livros didáticos de Matemática na Prática Pedagógica dos Professores do Ensino Médio; (iii) Divergências e distanciamentos dos livros didáticos de Matemática e a realidade dos Alunos do Ensino Médio; e (iv) Entraves para a Produção de Materiais Curriculares de Matemática pelos Professores do Ensino Médio, pelas quais realizamos nossa interpretação por meio de um movimento dialógico – interlocução dos dados com os conceitos balizados pelos aportes teóricos da pesquisa –, para nos proporcionar compreensão do objeto investigado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 131193009 - MÁRCIO UREL RODRIGUES
Interno - 86016007 - ADAILTON ALVES DA SILVA
Externo à Instituição - LUCIANO DUARTE DA SILVA - CEFET/GO
Notícia cadastrada em: 27/09/2022 14:22
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-04.applications.sig.oraclevcn.com.srv4inst1