Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCOS VINICIUS CARRIJO DE FREITAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCOS VINICIUS CARRIJO DE FREITAS
DATA : 14/10/2022
HORA: 14:00
LOCAL: on line - https://meet.google.com/tot-bdvw-oau
TÍTULO:

Experimentação no Ensino de Ciências como prática pedagógica no Ensino Fundamental I


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Básica. Alfabetização Científica. Aprendizagem Significativa. Mato Grosso.


PÁGINAS: 62
RESUMO:

Pensar novas concepções de ensino propõe um modelo pedagógico que traz o processo de construção do conhecimento científico, mais próximo da realidade dos alunos e propõe o desenvolvimento de uma visão humana de ciência, tecnologia e sociedade. Com a pesquisa, objetivamos analisar quais os impactos que a experimentação, utilizada como prática pedagógica, interfere na assimilação e aprendizagem dos conteúdos de ciências, por meio de atividades experimentais para estudantes do Quinto (5º) ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Paulo Freire de Ribeirãozinho-MT. Assim sendo, a questão norteadora da pesquisa é: como estão sendo trabalhados os conteúdos propostos pelo currículo e quais as dificuldades para se apropriarem da experimentação? Para atingir o objetivo e responder às questões discutidas para essa proposta de trabalho, utilizamos a pesquisa qualitativa e a coleta dos dados ocorreu no período de fevereiro a julho do ano de 2022, utilizamos questionários semiestruturado, aplicados para alunos e professor que leciona a disciplina de Ciências no quinto ano do Ensino Fundamental da Escola Paulo Freire do Município de Ribeirãozinho-MT; diário de campo com anotações das atividades desenvolvidas. Os resultados preliminares apontam que ao introduzir a experimentação como uma prática pedagógica, o aluno consegue reconhecer que o ensino de ciências tem um papel importante para a construção da aprendizagem significativas, deixando evidente   a necessidade de contemplar essa prática como fundamental para o ensino. Dessa forma, este estudo leva a reflexão sobre a prática pedagógica do professor, que valoriza especialmente a aplicabilidade de uma estratégia de abordagem curricular, que trata do ensino baseado na investigação. Espera-se contribuir com o ensino e aprendizagem, despertando a utilização de práticas inovadoras que atendam os anseios dos alunos da Educação Básica, fortalecendo os conhecimentos em favor da melhoria da qualidade da educação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 83168002 - FATIMA APARECIDA DA SILVA IOCCA
Interno - 121144002 - CLÁUDIA LANDIN NEGREIROS
Externo à Instituição - MARIA NIZETE DE AZEVEDO - UNIFESP
Notícia cadastrada em: 15/09/2022 09:59
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1