Banca de DEFESA: RAIZA MENDES BERTALHA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAIZA MENDES BERTALHA
DATA : 07/10/2022
HORA: 14:00
LOCAL: google meet - https://meet.google.com/otj-xovp-sxq
TÍTULO:

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE QUÍMICA


PALAVRAS-CHAVES:

ENSINO APRENDIZAGEM, INTERDISCIPLINARIDADE; CONHECIMENTO CIENTÍFICO; PANDEMIA, ENSINO MÉDIO


PÁGINAS: 70
RESUMO:

Os enfrentamentos das questões ambientais perpassam pela compreensão dos fenômenos físicos, biológicos e químicos. O ensino de Química associando ao desenvolvimento socioambiental sustentável, em um cenário interdisciplinar, é uma das ferramentas para a compreensão integral dos fenômenos sociais biológicos e físicos. Nesse sentido, a problemática dessa pesquisa “Como acontece a prática pedagógica referente a abordagem da Educação ambiental no Ensino de Química?”. Nesta perspectiva o objetivo foi identificar as práticas pedagógicas dos professores do Ensino Médio no desenvolvimento da Educação Ambiental (EA) no Ensino de Química. A metodologia empregada pautou na pesquisa qualitativa, e, exploratória. Os dados foram coletados utilizando suportes tecnológicos, como o celular e internet, com a criação do “grupo da pesquisa da dissertação com os participantes”. Foram 06(seis) participantes, professores que residem em Rondônia e Mato Grosso. A análise dos dados indica que os professores participantes têm a percepção da relação entre direito humanos e ambiente, citam o desenvolvimento de atividades que têm conexão entre EA e o ensino de química, como: produção do sabão caseiro (saponificação); compostagem (biodigestor, formação de gás metano); separação do lixo para a reciclagem; contaminação do ambiente por produtos químicos. Entretanto a pandemia gerou e gera ainda, um desafio para todos (professores, alunos pais e sociedade em geral), para sobreviver frente a desinformação e negação do conhecimento científico, com diversas dificuldades (acesso à internet, materiais didáticos, individualidade) que impactam diretamente o processo de ensino e aprendizagem, gerando em curto tempo a urgência em reinventar, para atender a demanda educativa crítica que oportunize a formação cidadã. Não foi possível aos professores aplicar em suas aulas de Química, práticas voltadas à Educação Ambiental, devido a redução da carga horaria das aulas de química com a implantação da BNCC. Entretanto as rodas de conversas, as atividades desenvolvidas, as discussões geradas, oportunizou trocas de experiências na prática de ensino-aprendizagem de Educação Ambiental aplicada à disciplina de Química, que poderá subsidiar as práticas pedagógicas dos professores, bem como, contribuir para reflexões e ações que auxiliem no processo didático, oportunizando problematizar sobre a realidade na qual estão inseridos de maneira crítica-reflexiva, relacionadas aos problemas ambientais vivenciados pela sociedade contemporânea.

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MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 83168002 - FATIMA APARECIDA DA SILVA IOCCA
Interno - 45557013 - JOÃO SEVERINO FILHO
Externo à Instituição - MARCEL THIAGO DAMASCENO RIBEIRO - UFMT
Notícia cadastrada em: 08/09/2022 15:14
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