Banca de DEFESA: ELISANA MAIARA PÉRES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELISANA MAIARA PÉRES DA SILVA
DATA : 29/09/2022
HORA: 14:00
LOCAL: UNEMAT, Barra do Bugres-MT, Google Meet
TÍTULO:

UTILIZAÇÃO INTEGRADA DO JUST-IN-TIME TEACHING (JITT) E PEER INSTRUCTION (PI) PARA O ESTUDO DAS SOLUÇÕES NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL QUE ENVOLVEU ESTUDANTES DO 2° ANO DO ENSINO MÉDIO


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Química, Metodologia ativa, necessidades de aprendizagem, Pesquisa qualitativa.


PÁGINAS: 153
RESUMO:

Este trabalho surgiu mediante a estudos sobre a utilização de métodos ativos durante o processo de ensino e aprendizagem de Química para estudantes de Ensino Médio. Serviu de base para implementação da pratica na Escola Estadual de modalidade integral localizada no Município de Tangará da Serra, MT. Observou-se que os estudantes apresentavam dificuldades de aprendizagem em Química. Não obstante, percebeu-se que por meio do isolamento social os estudantes apresentavam-se desmotivados a aprender, caracterizando a influência causada pela Covid_19 no desempenho estudantil, acentuando a desistência aos estudos. Visando contribuir para a alteração desta situação, buscou-se utilizar os métodos ativos de ensino e aprendizagem Peer Instruction (Mazur, 2015) e Just-in-Time Teaching (Novak et al., 1999), durante o período de 07 de abril a 5 de maio de 2021 nas aulas de Química. Do qual o objetivo era estudar e compreender o uso dos métodos de ensino e aprendizagem Just-in-Time Teaching (JiTT) e Peer Instruction (PI) com as tecnologias digitais na Escola Estadual Ramom Sanches Marques com os estudantes do 2ª ano do Ensino Médio, durante o estudo sobre soluções, relações entre soluto e solução e densidade. Realizou a utilização dos métodos Just-in-Time Teaching e Peer Instruction de acordo com necessidades de aprendizagem dos estudantes, para promover a mudança de postura e autonomia; além de favorecer a compreensão dos conceitos ao interagir com os colegas sobre o estudo.Adotou-se os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa explicativa, utilizando a abordagem pesqusa-ação comumente utilizada em pesquisas qualitativas. Para conceber a associação com o uso das metodologias para solucionar um problema coletivo, que no caso é as necessidades de aprendizagem dos estudantes de Química. Para o tratamento dos dados, utilizou-se o processo indutivo, com observação não estruturada, discussão em grupo, avaliação das experiências, registro, interação e introspecção com o grupo. A análise dos dados seguiu a perspectiva Bardin (2016), centrada no entendimento e na significação das ações do grupo. Sendo possível obter três categorias de analise que envolveu: a) percepções dos estudantes sobre o período de formação; b) estudo as contribuições do uso dos métodos ativos durante as aulas remotas utilizando os métodos ativos Just-in-Time Teaching e Peer Instruction; c) Avaliação da participação dos estudantes durante a utilização da sequência didáticas nas aulas remotas. Os resultados obtidos nas três categorias contribuem para a compreensão do ensino e a construção do conhecimento, por meio da dinamicidade nas aulas online. Além disso, JITT e PI revelou-se promissor no contexto do ensino e aprendizagem da Química por proporcionar ao estudante a construção de conhecimentos, autonomia e a ressignificação do processo de ensino e aprendizagem, favorecendo a construção das habilidades necessárias para o 2º ano do Ensino Médio.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 253963001 - JOSÉ WILSON PIRES CARVALHO
Externo ao Programa - 138498001 - ADLEY BERGSON GONCALVES DE ABREU
Externo à Instituição - MARCELO FRANCO LEAO - IFMT
Notícia cadastrada em: 05/09/2022 16:14
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