Banca de DEFESA: ANDREIA RODRIGUES GERES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANDREIA RODRIGUES GERES
DATA : 13/10/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Virtual videochamada: https://meet.google.com/zah-zwiw-zvu
TÍTULO:

DEFASAGEM DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA UM ESTUDO NO QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE BARRA DO BUGRES – MT 


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino fundamental, Ensino-Aprendizagem, Aprendizagem de Matemática, Defasagem de Aprendizagens, Dificuldades de Aprendizagem.


PÁGINAS: 62
RESUMO:

Objetivo da presente pesquisa consistiu em estudar a defasagem da aprendizagem matemática dos estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual, escolhida como lócus da pesquisa, situada no Município de Barra do Bugres-MT, diagnosticando as habilidades básicas de Matemática construídas e não construídas entre os estudantes do 5° ano. Para tal utilizamos como métodos a análise bibliográfica com Revisão Sistemática da Literatura (RSL), baseando-se em trabalhos como: Teses, dissertações e monografias mais atuais produzidas entre o período de 2015 a 2020 e um estudo exploratório com avaliação diagnóstica da aprendizagem matemática aplicada a 38 estudantes do 5° ano escolar de uma unidade escolar estadual. Os dados da avaliação foram tratados quantitativamente com o uso de percentual transformando-os em média aritmética com a soma da média do percentual de acertos e erros de cada uma das dez questões colocadas na AV. Como panorama estatístico, temos os seguintes percentuais, acertos: 72,106 % e erros: 27,894 %. O problema de pesquisa consistiu em identificar quais as defasagens de aprendizagens matemática dos estudantes do 5º ano do ensino fundamental? Como resultado, as estratégias da RSL permitiram identificar 14.570 resultados, dos quais – a partir da leitura dos títulos, resumos e demais seções – foram considerados potencialmente relevantes 10 estudos que foram incluídos e analisados a saber um (01) Trabalho de Conclusão de Curso-TCC, oito (08) dissertações de mestrado e uma (01) Tese de Doutorado. Os estudos filtrados mostram que é possível consolidar as requeridas habilidades por meio de uso de Recursos digitais tecnológicos, Jogos, Aprendizagem contextualizada, Ensino lúdico e vida cotidiana, Compreensão da Linguagem matemática, Recuperação paralela Investigação de fenômenos (singularidade do estudante); Foco na habilidade matemática, Melhoria na qualificação dos docentes e estrutura das escolas entre eles e, por fim, a atividade educativa contextualizada, que é a aprendizagem significativa, de acordo com Ausubel (1963, p. 58).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 131867001 - KILWANGY KYA KAPITANGO A SAMBA
Interno - 83168002 - FATIMA APARECIDA DA SILVA IOCCA
Externo à Instituição - ROSANA MARIA MARTINS - UFR
Notícia cadastrada em: 05/09/2022 16:14
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-04.applications.sig.oraclevcn.com.srv4inst1