Banca de DEFESA: SELMA MARIA SILVERIO DA SILVA CABRAL

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SELMA MARIA SILVERIO DA SILVA CABRAL
DATA : 29/09/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO:

A Dinâmica do Encontro das Famílias Indígenas nos Espaços Urbano de Matupá/MT e a Escola como um Lugar Multicultural


PALAVRAS-CHAVES:

 Indígenas na Cidade; Aluno indígena; Políticas Públicas; Dinâmica do Encontro Cultural.


PÁGINAS: 124
RESUMO:

A presente dissertação tem como objetivo constituir um estudo sobre diferentes aspectos da dinâmica do encontro cultural, na perspectiva de famílias indígenas que migraram para a cidade, identificando o processo de sua adaptação à vida urbana e dos seus filhos na escola. Neste contexto, a questão que dirigiu essa pesquisa foi: Como alunos e famílias indígenas, perante o processo de migração no contexto cultural e social urbano, buscam se adaptar na cidade, no bairro e no âmbito escolar? Com isso, descrevemos os motivos que levaram as famílias indígenas a migrarem para a cidade e compreendemos, na visão dos indígenas e não indigenas, como acontece o encontro multicultural, o acolhimento e as características dos relacionamentos estabelecidos entre eles. Observamos o modo de vida das famílias indígenas na cidade e dos seus filhos nas escolas e, assim, compreendemos, também, as relações multiculturais entre os diferentes sujeitos da comunidade escolar, na visão do aluno indígena, do professor e do servidor. Pesquisamos, em sala de aula e no âmbito familiar, o desenvolvimento escolar dos alunos indígenas e sua socialização com os colegas não indígenas. Nossa fundamentação teórica foi alicerçada nos trabalhos de D’Ambrosio (2005, 2016, 2020), Severino-Filho (2015), Pimentel (2012), Freire (2021), Fonseca (2020), entre outras leituras que embasaram as discussões sobre o tema. Espera-se que este estudo contribua como fonte de informações aos profissionais da educação, pois a presença do aluno indígena nas escolas de Matupá é uma realidade, e não pode ser ignorada. A escola precisa se adequar para atender a multiculturalidade, considerando cada peculiaridade dos alunos. Perante isso, este trabalho poderá incentivar a criação de políticas públicas, tendo um olhar voltado para esses alunos que precisam de oportunidades, apoio e reconhecimento de que são alunos como os demais da cidade, contudo, com outras necessidades. Assim, esperamos que o poder público possa abrir caminhos para que essas crianças e jovens possam ter oportunidades de seguir em frente com suas escolhas e decisões sobre os lugares que querem habitar.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 45557013 - JOÃO SEVERINO FILHO
Externo ao Programa - 25648011 - WALDINEIA ANTUNES DE ALCANTARA FERREIRA
Externo à Instituição - SINVAL DE OLIVEIRA - UFT
Notícia cadastrada em: 05/09/2022 16:13
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