Banca de DEFESA: PATRICIA MOURÃO RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PATRICIA MOURÃO RODRIGUES
DATA : 10/06/2022
HORA: 14:00
LOCAL: UNEMAT, Barra do Bugres-MT, Google Meet
TÍTULO:

TECNOLOGIAS DIGITAIS E SUAS POTENCIALIDADES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, UMA ABORDAGEM NECESSÁRIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSOR


PALAVRAS-CHAVES:

Formação de Professor; Tecnologias Digitais; Ensino de Ciências.


PÁGINAS: 107
RESUMO:

O uso das Tecnologias Digitais (TD) como recursos didáticos têm sido frequentemente discutidos nos mais diversos espaços educacionais, tendo o professor um papel importante nesse processo. Diante desse contexto, a presente pesquisa teve como objetivo compreender quais as contribuições e os desafios inerentes ao processo de utilização das TD como recurso pedagógico para o ensino de ciências. A pesquisa buscou responder à seguinte questão que norteou a construção deste trabalho: Quais as contribuições e os desafios inerentes ao processo de utilização das tecnologias digitais como recurso pedagógico, por professores que ensinam ciências? O processo de busca pelo alcance do objetivo e para as respostas para a referida questão, se deu no âmbito de uma Formação Continuada nos moldes de uma pesquisa-formação, ofertada para um grupo de 11 professores que ensinam ciências de uma escola pública municipal de Barra do Bugres-MT. Foram os momentos formativos que viabilizaram a produção e coleta de dados que subsidiaram a construção deste trabalho, cujo método adotado foi o qualitativo. Os instrumentos de coleta adotados foram: aplicação de questionário, roda de conversa e observação registradas por meio de anotações e gravações dos encontros realizados, estes aconteceram presencial e virtualmente através da plataforma google meet. Como metodologia para análise dos dados adotou-se o método indutivo e com categorização que emergiram das discussões acerca da temática abordada. As discussões a cerca da temática da pesquisa, originaram trêz categorias de análise que viabilizaram a análise das percepções dos participantes quanto à formação continuada para o uso das TD como recurso pedagógico; uso das TD no exercício da docência, e sobre a integração das TD ao processo de ensino de ciências, por meio da utilização de ODA como recurso de favorecimento dos processos de ensino e aprendizagem. Os resultados obtidos nesse processo apontam que, a respeito das contribuições das TD para o ensino os participantes percebem que elas não apenas podem, como devem ser consideradas como recursos pedagógicos com potencial a ser explorado e experimentado em sala de aula por professores e alunos. Sobre os desafios encontados por estes profissionais no processo de utilização das TD, os participantes apontam para um grupo de aspetos que envolvem a viabilização de ações formativas voltadas para a capacitação dos professores para utilização das TD em sala de aula; às dificuldades individuais de buscar por formação independente; e o desenvolvimento de habilidades que lhes permitam acompanhar o nível tecnológico dos alunos. Os resultados também apontam para a inluência e importância que a formação continuada exerce no processo de desenvolvimento profissional dos professores.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 253963001 - JOSÉ WILSON PIRES CARVALHO
Interno - 117784002 - ANDERSON FERNANDES DE MIRANDA
Externo à Instituição - LEANDRO CARBO - IFMT
Notícia cadastrada em: 20/05/2022 14:39
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2022 - UNEMAT - sig-application-04.applications.sig.oraclevcn.com.srv4inst1