Banca de DEFESA: Alice Ferreira Guimarães

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Alice Ferreira Guimarães
DATA : 26/04/2022
HORA: 09:00
LOCAL: CAMPUS DE BARRA DO BUGRES
TÍTULO:

MEMÓRIAS DE PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: SABERES-FORMAÇÃO-AÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Matemática. Anos Iniciais (EF). História Oral.


PÁGINAS: 142
RESUMO:

O estudo que aqui se apresenta é resultado de uma pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus de Barra do Bugres-MT, com foco na trajetória de professores pedagogos, que ensinam Matemática nos anos iniciais no município de São Félix do Araguaia-MT. Temos como objetivo principal realizar um estudo panorâmico da trajetória do ensino de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental do Município de São Félix do Araguaia-MT, ponderando sobre como foi no passado, como está sendo no presente e o que se espera deste ensino no futuro, levando-se em consideração as políticas educacionais dos últimos 20 anos. De abordagem qualitativa, com o método de história oral e da pesquisa documental temos: PCN (BRASIL, 2001), BNCC (BRASIL, 2018), Freire (1993/2003/2006), Nóvoa (2009), Smole (2014), Tardif (2002/2008), D’Ambrósio (2005), Soares (2018), Nacarato, Mengali e Passos (2011) como principais pilares dessa pesquisa. A produção dos dados realizou-se por meio de consulta em documentos/arquivos disponíveis em sítios do Ministério da Educação e Cultura (MEC), arquivos da Secretaria Estadual de Educação e Cultura-SEDUC-MT, Secretaria Municipal de Educação-SMEC-SFA e entrevistas realizadas com um grupo de cinco professoras pedagogas de escolas públicas, estaduais, municipais, urbanas e rurais do município de São Félix do Araguaia-MT. O marco temporal foi de 20 anos (2000/2020). Dessa forma, buscamos desvelar as concepções e percepções dos professores referentes às práticas pedagógicas no ensino de Matemática dos anos iniciais, verificar qual é a importância que os professores atribuem a tal ensino e a relação deste com os movimentos formativos, as condições de ensino e a aprendizagem dos alunos. 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 121144002 - CLÁUDIA LANDIN NEGREIROS
Interno - 86016007 - ADAILTON ALVES DA SILVA
Externo ao Programa - 82415001 - LORIEGE PESSOA BITENCOURT
Externo à Instituição - LUIZ AUGUSTO PASSOS - UFMT
Notícia cadastrada em: 25/04/2022 15:42
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2022 - UNEMAT - sig-application-03.applications.sig.oraclevcn.com.srv3inst1