Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREIA RODRIGUES GERES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANDREIA RODRIGUES GERES
DATA : 29/04/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Virtual Link da videochamada: https://meet.google.com/jkx-fqom-pxa
TÍTULO:

DEFASAGEM DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino-Aprendizagem, Aprendizagem de Matemática, Ensino Fundamental, Dificuldades/Defasagem de Aprendizagem.


PÁGINAS: 68
RESUMO:

Objetivo da presente pesquisa consistiu em estudar a defasagem de aprendizagem matemática dos estudantes do Ensino Fundamental, com pesquisa bibliografica a respeito do tema demostrando um panorama geral no Brasil. Além da identificação por meio da revisão sistemática da literatura se existe a prática de intervenção pedagógica para mitigar a resolução dos problemas de aprendizagem matemática identificados nos estudantes. Para tal, utilizaremos como métodos a análise bibliográfica mais especificamante a revisão sistemática. Para análise de dados foi realizado a sistematização de acordo com estudos que demostrem as habilidades dos estudantes e quais os outros fatores intervenientes no processo de aprendizagem dos infantos. A metodologia de pesquisa adotada quanto aos objetivos é a exploratória, tendo como procedimento a Pesquisa Bibliográfica, conduzida por meio de uma Revisão Sistemática de Literatura sobre estudos publicados a partir da publicação mais antiga dos assuntos relacionados a temática da pesquisa identificados nas plataformas de buscas até (e inclusive) o ano de 2020. A análise dos dados empregou a abordagem qualitativa para demonstração, sistematização e discussão, a partir dos resultados dos estudos incluídos, recorrendo-se aos conceitos de meta-cognição. A fundamentação teórica se baseia em conceitos relacionados aos diferentes defasagens de aprendizagem. As estratégias de busca identificaram 285.389 resultados, dos quais a partir da leitura dos títulos e resumos foram considerados potencialmente relevantes e com a leitura das demais seções 13 estudos foram incluídos. Desses estudos foram extraídos dados de autoria, resultados gerais como fonte, local e ano de publicação, método de pesquisa e disciplinas ou conteúdos trabalhados, os quais são apresentados neste trabalho, incluindo uma discussão sobre defasagem de aprendizagem matemática dos estudantes da ensino fundamental.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 131867001 - KILWANGY KYA KAPITANGO A SAMBA
Interno - 83168002 - FATIMA APARECIDA DA SILVA IOCCA
Externo à Instituição - ROSANA MARIA MARTINS - UFR
Notícia cadastrada em: 16/03/2022 09:35
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2022 - UNEMAT - sig-application-03.applications.sig.oraclevcn.com.srv3inst1