Banca de QUALIFICAÇÃO: HELTER ALEXANDRE BORGA DE MELLO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HELTER ALEXANDRE BORGA DE MELLO
DATA : 13/04/2022
HORA: 08:30
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

Potencialidades e limitações para o aprimoramento da aprendizagem de matemática no uso dos conceitos do pensamento computacional em atividades desplugadas. 


PALAVRAS-CHAVES:

Pensamento computacional, matemática, ensino fundamental I, atividades desplugadas.


PÁGINAS: 80
RESUMO:

O  trabalho  de pesquisa tem por objetivo,  investigar  quais as  potencialidades e limitações  para o aprimoramento da aprendizagem de matemática  no ensino fundamental I ( 1° ao 5° ano), na aplicação de atividades  com base nos conceitos do pensamento computacional  apresentados por Brackmann (2017), tendo como problemática em saber se o pensamento computacional poderia promover a  integração desta cibercultura sobre o processo de aprendizagem da matemática para com alunos do fundamental I por meio de atividades desplugadas?  Afim de buscar sanar esta questão,  este trabalho de pesquisa  propõe  apresentaraspectos sobre a origem, evolução e conceitos do pensamento computacional, de acordo com a visão de Brackmann (2017), por meio de uma  abordagem qualitativa, pelo método  de Experiência de Ensino por meio do  paradigma  de Pesquisa em design, sendo aplicado de modo remoto , em uma intervenção colaborativa entre pesquisador e participantes, sendo a construção de dados desenvolvida com professores  que  trabalham com turmas desta etapa de ensino.  O procedimento de análise dos dados aconteceu por meio de um refinamento progressivo, o qual se dividiu em 2 momentos: análise preliminar e análise retrospectiva, que aconteciam continuamente, durante o desenvolvimento das sessões de coleta dos dados.   A análise preliminar aplicada após cada sessão de atividades, onde foram trabalhados os conceitos e logo em seguida observada os modelos mentais elaborados pelos participantes para resolução dos problemas apresentados e geração de novas hipóteses realizada pelos mesmos.   A análise retrospectiva, ocorreu de forma colaborativa, tendo como propósito sistematizar sua interpretação, com base em seus referenciais teóricos, propondo alteração nas atividades realizadas de modo a melhorar a capacidade de melhor efeito das atividades no objetivo conceitual de cada pilar do pensamento computacional discutido. As sessões ocorreram de forma síncrona, com o uso do Google Meet e de forma assíncrona, com o uso do Google Classroom, e as atividades desplugadas propostas foram feitas em material impresso.  As atividades utilizadas envolveram situações problemas abordando   as habilidades descritas na Base Comum Currículo - BNCC, que nos permitiram propor um modelo que visava integrar as práticas pedagógicas e o pensamento computacional, como estratégia didática e metodológica voltado à alunos do fundamental I (1° ao 5° anos). 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 135400002 - MINÉIA CAPPELLARI FAGUNDES
Interno - 253581001 - SUMAYA FERREIRA GUEDES
Externo à Instituição - ENOQUE DA SILVA REIS -
Notícia cadastrada em: 16/03/2022 09:35
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