Banca de QUALIFICAÇÃO: RAIZA MENDES BERTALHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAIZA MENDES BERTALHA
DATA : 04/04/2022
HORA: 08:00
LOCAL: online - google meet - https://meet.google.com/qou-jtuv-jxx
TÍTULO:

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE QUÍMICA


PALAVRAS-CHAVES:

ENSINO APRENDIZAGEM, INTERDISCIPLINARIDADE; CONHECIMENTO CIENTÍFICO; PANDEMIA, ENSINO MÉDIO


PÁGINAS: 70
RESUMO:

Os enfrentamentos das questões ambientais perpassam pela compreensão dos fenômenos físicos, biológicos e químicos. O ensino de Química associando ao desenvolvimento socioambiental sustentável, em um cenário interdisciplinar, é uma das ferramentas para a compreensão integral dos fenômenos sociais biológicos e físicos. Nesse sentido, a problemática dessa pesquisa busca responder como está acontecendo a prática pedagógica referente a abordagem da Educação Ambiental no Ensino de Química? Nesta perspectiva tem por objetivo identificar as práticas pedagógicas dos professores do ensino médio no desenvolvimento da educação Ambiental no Ensino de Química. Por meio de uma pesquisa qualitativa, e exploratória. Os dados foram coletados utilizando suportestecnológicos, como o celular, coma criação do “grupo da pesquisa da dissertação com os participantes”, neste grupo foram e continuam as conversas, troca de ideias, postagem de texto interessantes, envolvendo química e educação ambiental. Os participantes são professores que residem em Rondônia eMato Grosso. Os dados preliminares indicaram que os professores participantes têm a percepção da relação entre direito humanos e ambiente, citam possibilidades de desenvolvimento de atividades que fariam esta conexão entre EA e o ensino de química, como: produção do sabão caseiro (saponificação); compostagem (biodigestor, formação de gás metano); separação do lixo para a reciclagem; contaminação do ambiente por produtos químicos. Entretanto a pandemia gerou e gera ainda, um desafio para todos (professores, alunos pais e sociedade em geral), para sobreviver frente a desinformação e negação do conhecimento científico, com diversas dificuldades (acesso a internet, materiais didáticos, individualidade) que impactam diretamente o processo de ensino aprendizagem, gerando em curto tempo a urgência em reinventar, para atender a demanda educativa crítica que oportunize a formação cidadã. Ao término da pesquisa espera-se que possa oportunizar reflexões e ações que auxiliem no processo didático, juntamente com os professores participantes, oportunizando problematizar sobre a realidade na qual estão inseridos de maneira crítica-reflexiva, relacionadas aos problemas ambientais vivenciados pela sociedade contemporânea.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 83168002 - FATIMA APARECIDA DA SILVA IOCCA
Interno - 45557013 - JOÃO SEVERINO FILHO
Notícia cadastrada em: 16/03/2022 09:06
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