Banca de DEFESA: MARIA MADALENA DA SILVA ANTUNES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA MADALENA DA SILVA ANTUNES
DATA : 30/03/2022
HORA: 08:30
LOCAL: Barra do Bugres
TÍTULO:

TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE GEOMETRIA COM O PENSAMENTO COMPUTACIONAL


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Matemática. Formação Docente. BNCC. Programação.


PÁGINAS: 95
RESUMO:

Com o avanço das tecnologias digitais a sociedade passa por contínuas transformações, inclusive no contexto escolar. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento de caráter normativo para os currículos da educação básica, versa acerca da utilização das tecnologias no apoio à formação dos estudantes que promovam seu desenvolvimento pleno, oportunizando seu uso de forma crítica e responsável. Além disso, aborda o Pensamento Computacional (PC) como uma habilidade a ser desenvolvida nas aulas de matemática. Neste contexto, o presente trabalho objetiva compreender como se apresentam as habilidades do pensamento computacional nos planos de aulas de geometria, desenvolvido por professores da educação básica em uma formação online. Metodologicamente, a pesquisa emprega uma abordagem qualitativa, e, como instrumentos de produção dos dados, a observação participante, questionário com questões abertas e fechadas, entrevistas semiestruturadas, registro audiovisual e os planos de aula elaborados pelos participantes. Foram empregados como procedimentos a Pesquisa Bibliográfica, conduzida por meio de conceitos de Revisão Sistemática de Literatura, e a Pesquisa-Formação, com a realização de uma formação online estruturada como curso de extensão de 40 horas. Os dados foram analisados por meio da Indução Analítica, que permite identificar os elementos fundamentais da pesquisa, a fim de desenvolver um modelo descritivo que integre as instâncias que constituem o fenômeno pesquisado. Chegamos a dois temas principais que nortearam a pesquisa no sentido de obtenção das respostas necessárias. Foram eles: despertar a autonomia dos alunos e possibilitar a construção de algoritmos. Os resultados indicam que trazer as habilidades do pensamento computacional para aulas de geometria, pode contribuir na busca por romper com metodologias tradicionais, em que oportuniza ao estudante ser o protagonista no processo de resolução de problemas, estimulando as características do fazer matematicamente, como, analisar, associar, escrever estratégias, criando um movimento ativo e participativo de construção de significados. E ainda, é pertinente ressaltar a importância da formação de professores online, em unir pessoas virtualmente proporcionando trocas de experiências e construção de conhecimento sob olhar reflexivo às práticas pedagógicas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 90384008 - FERNANDO SELLERI SILVA
Interno - 122182002 - DAISE LAGO PEREIRA SOUTO
Externo à Instituição - MARCUS VINICIUS MALTEMPI - UNESP
Notícia cadastrada em: 04/03/2022 09:08
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