Banca de DEFESA: ZELAIR OLEZIA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ZELAIR OLEZIA DOS SANTOS
DATA : 02/03/2022
HORA: 13:00
LOCAL: google meet
TÍTULO:

FORMAÇÃO INICIAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA


PALAVRAS-CHAVES:

Alfabetização Científica. Formação Docente. Ensino Superior. Educação Básica.


PÁGINAS: 150
RESUMO:


O trabalho docente tem recebido críticas institucionais e sociais. As universidades brasileiras vivenciam duros embates, verdadeiras batalhas para se manterem ativas como instituições públicas de Ensino Superior.  Por outro lado, estudantes veem na universidade um espaço público, uma oportunidade de aprendizado, conhecimento e construção de saberes relevantes e essenciais ao exercício profissional tornando, assim, importante a compreensão de como são articulados os saberes acadêmicos para o desenvolvimento das Ciências Naturais durante a formação inicial dos pedagogos.  A pesquisa tem como objetivo investigar as contribuições da formação inicial no curso de Pedagogia ofertado no Campus, e sua relevância para a prática pedagógica no ensino de Ciências Naturais, nos anos iniciais do Ensino Fundamental Adota o paradigma qualitativo, utiliza o método estudo caso e foi desenvolvida junto a egressas do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) – Campus Universitário de Sinop-MT. Para coleta de dados, se apoia na pesquisa documental, e, em entrevistas semiestruturadas realizadas com 07 (sete) egressas concluintes nos anos 2017 e 2018, identificadas por letras aleatórias, ano, semestre. Os dados foram analisados e interpretados seguindo a técnica de Análise de Conteúdo (AC) na modalidade temática.  A pesquisa mostrou que a matriz curricular do curso está estruturada e organizada em núcleos de estudos, onde o componente curricular “Metodologia para o Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental” está disposto na sétima fase formativa, como disciplina única, com carga horária de 60 horas aulas. Necessidade de aprimoramento das metodologias utilizadas no ensino universitário no componente curricular e, aulas práticas que propiciem diferentes técnicas e métodos de ensino. Dificuldade de compreensão de alguns conceitos por parte das egressas, em especial, aspectos da Biologia, Química e Física. Utilização do Livro Didático (LD) como principal recurso de apoio planejamento didático para as aulas de Ciências, seguido de busca por atividades correlacionadas na internet.  Desvalorização da Ciência da Natureza como componente curricular obrigatório; hiper valorização da Língua Portuguesa e Matemática; Parcela das egressas desenvolvem o ensino de Ciências voltado à alfabetização científica (AC), e, utilizam o ensino investigativo, ainda que de forma tímida e comedida, como metodologia em sua prática pedagógica.  Os resultados da pesquisa destaca como positivo às aulas de Didática e os Estágios Supervisionados; Indicam necessidade de elaboração de um novo PPC para o curso Pedagogia – UNEMAT Campus Sinop; Necessidade de aprimoramento das metodologias utilizadas no ensino universitário no componente curricular e, aulas práticas que propiciem diferentes técnicas e métodos de ensino. Relevante a inserção de componentes curriculares e/ou estudos voltados à Biologia, Química e Física para melhor compreensão de conceitos; Importante a ampliação da carga horária do componente curricular pesquisado, e, pertinente destinar parte dessa para desenvolvimento específico de aulas práticas voltadas ao ensino de Ciências da Natureza. Há lacunas formativas em relação à prática teórico-didática-metodológica para o ensino de Ciências baseado no ensino por investigação, AC e demanda de formação continuada voltadas ao ensino de Ciências Naturais nos anos iniciais (EF). Com relação à prática pedagógica desenvolvida na universidade e na escola na área da Ciências da Natureza, ainda evidenciamos necessidade de romper o predomínio do ensino expositivo, para ações com práticas ativas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 83168001 - FATIMA APARECIDA DA SILVA IOCCA
Interno - 121144002 - CLÁUDIA LANDIN NEGREIROS
Externo à Instituição - MARIA NIZETE DE AZEVEDO - UNIFESP
Notícia cadastrada em: 02/02/2022 07:35
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