Banca de DEFESA: JAQUELINE MICHELE NUNES SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JAQUELINE MICHELE NUNES SILVA
DATA : 16/12/2021
HORA: 14:00
LOCAL: UNEMAT - BARRA DO BUGRES (ONLINE) MEET
TÍTULO:

EDUCAÇÃO FINANCEIRA E/OU MATEMÁTICA FINANCEIRA NA BNCC: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Financeira. Matemática Financeira. BNCC. Professores de Matemática. Educação Básica. 


PÁGINAS: 194
RESUMO:

Na presente pesquisa objetivamos evidenciar a perspectiva dos professores que ensinam Matemática na Educação Básica em relação à maneira como a BNCC explicita as temáticas da Educação Financeira e da Matemática Financeira. A questão norteadora da pesquisa é: Quais as percepções e compreensões dos professores que ensinam Matemática em relação à presença das temáticas da Educação Financeira e da Matemática Financeira na BNCC? Nosso aporte teórico está entre diversos autores e pesquisadores que enfatizam as temáticas das Educação Financeira e Matemática Financeira no Ensino Fundamental e Médio. Metodologicamente pautamos nos pressupostos da abordagem qualitativa, para coletar, descrever e analisar os dados, produzidos na modalidade da Pesquisa Participante. Para coletar os dados utilizamos os fóruns de discussões do Curso de Extensão Educação Financeira no contexto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), realizado pelo GEPEME/UNEMAT no ano de 2019. O Curso de Extensão foi composto por 379 Professores inscritos de 164 Municípios de 24 Estados do Brasil. Participaram ativamente de todos os módulos e etapas do curso 263 Professores que ensinam Matemática nas escolas da Educação Básica; Acadêmicos em fase final (a partir do 5º semestre) do curso de Licenciatura em Matemática e Professores formadores de diversas instituições do Brasil. Os dados foram produzidos por meio das interações entre os participantes do Curso de Extensão nos Fóruns de Discussões. Para analisá-los, utilizamos a Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977) e Rodrigues (2019), a qual nos possibilitou a constituição de três Categorias de Análise: (i) Educação Financeira Escolar e a BNCC; (ii) Educação Financeira na Formação de professores que ensinam Matemática; e (iii) Matemática Financeira e suas relações com a Educação Financeira em sala de aula, pelas quais interpretamos por meio de um movimento dialógico – interlocução dos dados com os conceitos salientados pelos aportes teóricos da pesquisa – o que nos proporcionou compreensões do objeto investigado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 131193009 - MÁRCIO UREL RODRIGUES
Interno - 121144002 - CLÁUDIA LANDIN NEGREIROS
Externo à Instituição - ANDRÉA THEES MESSER - UNIRIO
Notícia cadastrada em: 16/11/2021 09:54
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