Banca de DEFESA: NEUZA FRANÇA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NEUZA FRANÇA DA SILVA
DATA : 08/11/2021
HORA: 08:30
LOCAL: https://meet.google.com/mvg-iuhf-rsi?hs=122&authuser=2
TÍTULO:

ANÁLISE DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BARRA DO BUGRES – MT


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino da Matemática; Pedagogos; Tecnologias Digitais


PÁGINAS: 140
RESUMO:

O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. O principal objetivo da pesquisa foi analisar como recursos digitais têm sido empregados, por professores Pedagogos, em processos de ensino da Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental de escolas da rede municipal de Barra do Bugres – MT. Mais especificamente, desejávamos identificar os recursos digitais disponíveis, evidenciar as mais utilizadas e como se dava esse uso. Participaram da pesquisa 29 professores pedagogos e nove coordenadores e/ou diretores das oito unidades de ensino que ofertam o ensino fundamental do 1º ao 5º ano. Os dados para análise desta pesquisa, foram produzidos por meio de entrevistas com esses profissionais e análise de documentos de registros de conteúdos ministrados em turmas do 1º ao 5º ano, nas unidades escolares participantes da pesquisa, durante os anos de 2015 a 2019. A metodologia utilizada na pesquisa seguiu os procedimentos da pesquisa de campo e abordagem qualitativa. O trabalho de análise foi guiado pelo método da triangulação de dados e da indução analítica. Os resultados revelaram que a infraestrutura tecnologia das escolas está centrada, predominantemente, em equipamentos de som e imagem. O recurso internet ainda é limitado ao uso administrativo e para professores prepararem suas aulas e participarem de cursos on-line. Laboratórios de informática não são uma realidade de todas as unidades e naqueles em que existe, são compostos por poucas máquinas antigas. Seu uso mostrou-se limitado ao uso extraclasse e desconectado, em sua quase totalidade, das atividades de ensino administradas em sala de aula. Também evidenciou que o uso desse tem sido conduzido por técnicos de laboratório e não pelos professores da escola. Quanto ao uso dos recursos tecnológicos existentes, de um modo geral, os dados revelaram que ainda é ínfimo, principalmente em atividades de ensino da Matemática. Entre os principais fatores identificados para o pouco uso de recursos digitais pelos pedagogos dessas unidades escolares, está a falta de formação específica para este fim e a necessidade de melhoria da infraestrutura tecnológica das escolas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 77541011 - DIEGO PIASSON
Interno - 135400002 - MINÉIA CAPPELLARI FAGUNDES
Externo à Instituição - EDSON PEREIRA BARBOSA - UFMT
Notícia cadastrada em: 18/10/2021 15:10
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2022 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1