Banca de DEFESA: APARECIDA CLAUDILENE DA COSTA SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : APARECIDA CLAUDILENE DA COSTA SOUZA
DATA : 30/09/2021
HORA: 09:00
LOCAL: BARRA DO BUGRES
TÍTULO:

ESTUDOS E PROPOSTAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS NA CIDADE DE DENISE – MT: SENTIDOS E DESAFIOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Matemática; Formação Continuada de Professores dos anos Iniciais; Tecnologias Digitais; EaDonline.


PÁGINAS: 182
RESUMO:

Este estudo é resultado de uma pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, Campus de Barra do Bugres, tendo como base a Formação Continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais nas escolas públicas da cidade de Denise (MT). De abordagem qualitativa, com o método de pesquisa-ação, se destacam como pilares desta pesquisa: PCN (BRASIL, 2001), BNCC (BRASIL, 2018), Freire (2006), Imbernón (2010), Libâneo (2003), Nacarato et al. (2017), Prensky (2001) e Borba e Penteado (2005). Temos como objetivo principal desta investigação compreender os sentidos produzidos e os desafios encontrados na formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais, visando a contribuição nos processos de ensino e de aprendizagem dessa disciplina nas escolas públicas nesse município, procurando relacionar teoria e prática, na perspectiva da promoção de reflexões sobre o papel da formação continuada no trabalho docente. Assim, buscamos responder o seguinte questionamento: De que maneira a proposta de formação continuada online para os professores que ensinam Matemática nos anos iniciais, no município de Denise (MT), pode contribuir para o desenvolvimento da prática pedagógica e quais os sentidos e os desafios encontrados pelos professores cursistas? Composta por 12 encontros virtuais, de duas horas cada, e atividades extras, as temáticas abordadas na formação contemplaram: Tecnologias Digitais, Resolução de Problemas, Estudos das Cinco Unidades Temáticas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na área da Matemática, Metodologias Ativas, Etnomatemática, A importância da Matemática e da Avaliação. Para esses encontros formativos, foi elaborado um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) utilizando-se o Google Meet, um serviço de comunicação por vídeo, e o Google sala de aula, para os professores cursistas inserirem os questionários, as atividades propostas pelos professores formadores e as memórias do dia, produzindo, assim, o material de análise. A Análise Interpretativa desses materiais levantou os pontos positivos e negativos dessa formação, proporcionando a todos trocas de experiências, desafios tecnológicos sendo rompidos, diferentes estratégias e momentos de reflexões construtivas, avaliações e reelaboração de saberes sobre as práticas pedagógicas no ensino e aprendizagem da Matemática.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 121144002 - CLÁUDIA LANDIN NEGREIROS
Interno - 122182002 - DAISE LAGO PEREIRA SOUTO
Externo à Instituição - GLADYS DENISE WIELEWSKI - UFMT
Notícia cadastrada em: 02/09/2021 14:03
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2022 - UNEMAT - sig-application-03.applications.sig.oraclevcn.com.srv3inst1