Banca de QUALIFICAÇÃO: MÊIRIOR LUÍS TORRES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MÊIRIOR LUÍS TORRES
DATA : 16/07/2021
HORA: 14:00
LOCAL: UNEMAT, Barra do Bugres-MT, Google Meet
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DO OBJETO DIGITAL DE APRENDIZAGEM AnReQuim POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

 


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Química; AnReQuim; Equilíbrio Químico; Balanceamento de Equações Químicas; Recurso Digital de Ensino.


PÁGINAS: 140
RESUMO:

No contexto da educação as Tecnologias Digitais podem proporcionar muitas oportunidades, no sentido de ampliar as possibilidades das práticas de ensino dos professores, por meio de processos de ensino e aprendizagem mais dinâmicos, criativos e geradores de autonomia. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo realizar a avaliação das dimensões técnicas e pedagógicas do AnReQuim por estudantes do Ensino Médio, buscando discutir as potencialidades e limitações deste aplicativo no contexto dos processos de ensino e aprendizagem de Química. O estudo foi realizado com abordagem qualitativa, de caráter exploratório e, como procedimentos metodológicos de produção e análise de dados, foi a pesquisa participante, concretizada via experimento de ensino. Devido a pandemia de Covid-19, a pesquisa foi realizada de forma remota, com uso de vídeo conferência. Os instrumentos de coleta e produção de dados utilizados foram: questionário individual, roda de conversa, observação e registros audiovisuais. A análise dos dados foi realizada por agrupamentos com base em três dimensões e respectivos aspectos que emergiram das análises. Os apontamentos e as considerações dos estudantes em relação aos aspectos da dimensão técnica evidenciaram uma avaliação positiva, os quais qualificaram que o aplicativo é fácil e simples de ser utilizado. Além disso, os estudantes destacaram que o AnReQuim pode ser usado a qualquer tempo e espaço sem a necessidade de conexão com a internet. Em relação aos aspectos das dimensões pedagógicas e específicas de químicas. As percepções dos estudantes também indicam avaliação positiva. Na avaliação dos estudantes o AnReQuim apresenta clareza em seus conteúdos e esse aspecto possibilitou o entendimento e a retomada de assuntos abordados. A maneira com que as equações químicas estão dispostas nas atividades do AnReQuim facilitou a resolução. Outra funcionalidade destacada foi feedback ser imediato e instantâneo, interativo e objetivo. Os resultados sugerem que tais aspectos motivaram os estudantes para a realização das atividades. Isto ficou evidenciado pela desenvoltura e disposição dos estudantes durante as atividades e nos relatos obtidos. Os resultados indicam uma avaliação aprovativa do AnReQuim como recurso digital de ensino. Por fim, com base na avaliação dos estudantes, o AnReQuim, mostrou potencial como recurso digital para o ensino de Química, tendo em vista que mostrou-se atrativo aos estudantes e durante as atividades. Além disso, possibilita ao estudante ser protagonistas do processo e, em consequência, podendo favorecer a aprendizagem e a mobilização do conhecimento.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 253963001 - JOSÉ WILSON PIRES CARVALHO
Externo ao Programa - 77541011 - DIEGO PIASSON
Externo à Instituição - GERALDO EDUARDO DA LUZ JÚNIOR - UESPI
Notícia cadastrada em: 28/06/2021 09:08
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2022 - UNEMAT - sig-application-04.applications.sig.oraclevcn.com.srv4inst1