Banca de DEFESA: LUANA SANTANA DELGADO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUANA SANTANA DELGADO
DATA : 09/07/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Barra do Bugres
TÍTULO:

TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DA GEOMETRIA COM A ÁLGEBRA


PALAVRAS-CHAVES:

Tecnologia da Informação. Professores. Formação Continuada. Integração.


PÁGINAS: 207
RESUMO:

Este trabalho tem como objetivo compreender as implicações do uso das Tecnologias Digitais em uma formação pedagógica realizada por meio da Educação a Distância Online (EAD Online), com professores de Matemática da Educação Básica. Nesse sentido, as implicações surgem apontando as possibilidades e desafios, bem como alternativas para o uso das tecnologias digitais no processo formativo de professores, levando-os a administrar as funcionalidades que possam ser utilizadas no ensino de matemática. Metodologicamente, a pesquisa emprega uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada e com objetivos exploratórios. Foram empregados como procedimentos a Pesquisa Bibliográfica, com conceitos de Revisão Sistemática de Literatura, e a Pesquisa-Formação, com a realização de uma formação pedagógica online, estruturada como curso de extensão de 30 horas, contando com a participação de 50 professores de matemática. A análise dos dados foi realizada por meio da Metassíntese Qualitativa e, para reforçar a confiabilidade dos dados, foi empregada a triangulação envolvendo os dados obtidos nos trabalhos incluídos na revisão sistemática, os dados produzidos na pesquisa-formação e os dados coletados por meio de um questionário online aplicado ao final do curso. Com relação aos resultados da revisão sistemática, as buscas realizadas em banco de dados nacionais e internacionais, sendo eles o Banco de Teses e Dissertações da Capes, a Plataforma Scielo e Periódicos da área de Ensino de Matemática, com Qualis A1, publicados nos últimos dez anos, identificaram seis trabalhos. Quanto aos resultados da pesquisa-formação, foi possível organizar três categorias que foram discutidas com intuito de caracterizar os aspectos importantes em resposta a nossa questão de pesquisa, sendo elas: Tecnologias Digitais na Formação de Professores; Metodologias de Ensino em Cursos de Formação; Possibilidades e Desafios do uso de Tecnologias Digitais para o Ensino de Matemática. Os resultados apontam que é de suma importância pensar em formação de professores online integrando as tecnologias digitais, que unem pessoas de lugares distintos em um processo de construção de conhecimento e trocas de experiências que proporcionem um olhar reflexivo às práticas pedagógicas. Diante dos desafios apresentados no contexto deste trabalho, é valido ressaltar que não há como chegar a um modelo único e ideal de formação, mas apontar caminhos no qual sejam encontradas mais possibilidades do que desafios.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 90384008 - FERNANDO SELLERI SILVA
Interno - 84819003 - WILLIAM VIEIRA GONÇALVES
Externo à Instituição - ANA MARIA REIS D''''''''AZEVEDO BREDA - UA
Notícia cadastrada em: 10/06/2021 08:34
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2022 - UNEMAT - sig-application-03.applications.sig.oraclevcn.com.srv3inst1