Banca de DEFESA: ANALICE RODRIGUES DOS SANTOS SUARES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANALICE RODRIGUES DOS SANTOS SUARES
DATA : 12/07/2021
HORA: 08:00
LOCAL: Sala Virtual - Meet
TÍTULO:

A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE ALUNOS SURDOS: desafios, desconstruções e re-construções


PALAVRAS-CHAVES:

Etnomatemática, inclusão, Língua de Sinais.


PÁGINAS: 83
RESUMO:

Atualmente tem sido crescente a discussão acerca do tema Inclusão de pessoas com deficiência no ambiente escolar, sobretudo a de pessoas surdas. Para esta comunidade, a língua de sinais é o canal pelo qual a pessoa surda tem acesso ao conhecimento, a cultura, a cidadania e a construção da sua identidade. Nesta perspectiva, o ensino de matemática tem sido um grande desafio, pois os professores precisam repensar suas práticas metodológicas, criando condições de ensino aprendizado em que os estudantes possam construir conceitos matemáticos. Desta forma, essa dissertação constitui-se numa pesquisa desenvolvida com os estudantes surdos da rede estadual, municipal e federal de ensino na cidade de Campo Novo do Parecis, Mato Grosso - MT, e contando com a participação de 10 (dez) alunos que estudam em escolas e turmas diferentes. O objetivo geral desta pesquisa é verificar de que forma o estudante surdo compreende o ensino da matemática, além de investigar como estes estudantes contextualiza contextualizam os conceitos matemáticos escolares. A problemática desta pesquisa está delineada pela compreensão dos conceitos matemáticos e pela precariedade na inclusão de estudantes surdos no ambiente escolar. Desta forma, é possível perceber a necessidade de investigarmos, analisarmos e compreendermos como os conceitos matemáticos ensinados estão sendo compreendidos e correlacionados com as experiências matemáticas no seu contexto social e cultural.  A metodologia de investigação utilizada é de natureza qualitativa, embasada em autores como STAKE (2011) e MIGLIOLI (2006), tendo como instrumento de produção de dados as narrativas e entrevistas com LUDKE e ANDRÉ (1986) e GIL (2016). O aporte teórico fundamentou-se demonstrar a importância da inclusão da comunidade surda, da sua identidade e de seus saberes no ambiente escolar, através das obras de LIMA E CAMPOS (2013) e D’AMBROSIO (2017) entre outros. Como parte do desfecho, apresentou-se os fatores que influenciam na compreensão dos conceitos matemáticos para o estudante surdo, além de demonstrar que a contextualização do ensino da matemática através e do uso da sua língua materna – Libras, contribui significativamente na vida educacional destes alunos, proporcionando uma aprendizagem mais significativa, prática e prazerosa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 86016007 - ADAILTON ALVES DA SILVA
Externo ao Programa - 83191001 - NILCE MARIA DA SILVA
Externo à Instituição - EDSON PEREIRA BARBOSA - UFMT
Notícia cadastrada em: 10/06/2021 08:32
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