Banca de DEFESA: Jacqueline da Silva Soares

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Jacqueline da Silva Soares
DATA : 09/03/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Barra do Bugres
TÍTULO:

ENSINO DE BIOLOGIA BASEADO EM INVESTIGAÇÃO PARA O ENSINO DE CITOLOGIA



PALAVRAS-CHAVES:

Intervenção, Aprendizagem Significativa, Ciências, Estratégias Metodológicas.


PÁGINAS: 107
RESUMO:

Ensinar os diferentes conteúdos de Biologia é um desafio, visto que as dificuldades encontradas para se diversificar e aplicar métodos que promovam o ensino contextualizado e a aprendizagem significativa (AS) dos estudantes nas séries do Ensino Médio. O ensino baseado em investigação (EBI) é uma estratégia apropriada que pode ser utilizada para diferentes conteúdos e pode ajudar os estudantes a aprender a fazer ciência, aprendizagem  significativa. Nesse sentido essa pesquisa está centrada na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) com o método do EBI, desenvolvida nas aulas de Práticas Experimentais em uma turma da primeira série do Ensino Médio de uma escola estadual de Barra do Bugres-MT, que atende a modalidade de Escola Plena. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, seguindo os métodos da Pesquisa Participante. Utilizamos a técnica de análise de conteúdo como método de interpretação dos dados coletados, com a técnica da análise categorial, seguindo as fases da pesquisa participante, a pesquisa foi dívida em duas fases. Para a primeira fase os instrumentos utilizados como procedimentos na obtenção das informações envolveram uma roda de conversa para o diagnóstico inicial e um pré-teste referente ao conteúdo de citologia. Durante a roda de conversa referente aos conteúdos que são estudados na disciplina de biologia, 90% dos estudantes demostraram ter preferência aos temas ligados a saúde e meio ambiente, 10% admitiram ter rejeição aos temas relacionados fisiologia do corpo humano, referiram-se em suas falas aos conteúdos de fisiologia dos órgãos e sistemas do corpo. No pré-teste, apresentaram dificuldades conceituais, demonstrando conhecimento mínimo sobre conteúdo de citologia, indicando que o conhecimento sobre célula animal, ainda é superficial e em alguns casos os subsunçores não estão estáveis. Após o diagnóstico para avaliar os conhecimentos prévios dos estudantes foram desenvolvidas estratégias didáticas como atividades de revisão para abordar o conteúdo de citologia. Os resultados alcançados na primeira fase da pesquisa demonstram características de uma aprendizagem mecânica. Na segunda fase as atividades foram relacionadas com temáticas que propiciam aos estudantes incluir conceitos de citologia associados a um contexto referente a qualidade de vida e a saúde, abordando os problemas de saúde que afetam a população humana. As temáticas selecionadas pelos estudantes foram: estudo do diabetes, estudo do câncer, estudo das doenças sexualmente transmissíveis, gravidez na adolescência e o excesso de bebida alcoólica e o abuso de drogas presentes no cotidiano dos jovens. Adotamos como nível de abertura da atividade investigativa, o nível 3, caracterizado pela investigação guiada, com o ciclo de indagações esclarecendo o problema da pesquisa e para avaliarmos as atividades investigativas de cada grupo, adotamos como referencial metodológico as sequências de ensino investigativo que contemplam a problematização, sistematização e contextualização. Encerramos as atividades expondo os resultados obtidos pelos estudantes por relatórios, seminários e rodas de conversa. O método EBI possibilitou aos estudantes a oportunidade de construir conhecimentos significativos e contextualizados de citologia com a realidade. Nesse sentido, acreditamos que o método do EBI contribuiu para melhorar o ensino de conceitos de citologia na primeira série do EM, oportunizando ao aluno participar de forma efetiva no processo de construção do conhecimento, superando o processo de decorar conteúdos para compreende-lo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 83168001 - FATIMA APARECIDA DA SILVA IOCCA
Interno - 253963001 - JOSE WILSON PIRES CARVALHO
Interno - 131867001 - Kilwangy Kya Kapitango-a-Samba
Externo à Instituição - ADRIANA PUGLIESE NETTO LAMAS - UFABC
Notícia cadastrada em: 12/02/2020 11:44
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