Banca de QUALIFICAÇÃO: NEUZA FRANÇA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NEUZA FRANÇA DA SILVA
DATA : 18/05/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Videoconferência via Google Meet
TÍTULO:

ANÁLISE DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BARRA DO BUGRES – MT


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino da Matemática; Pedagogos; Tecnologias Digitais.


PÁGINAS: 90
RESUMO:

O presente trabalho é resultado da pesquisa de mestrado apresentado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. O objetivo principal da pesquisa era analisar o uso das tecnologias digitais (TD) no ensino de Matemática nos anos iniciais da rede municipal de educação de Barra do Bugres – MT”. Mais especificamente, desejávamos identificar as TDs disponíveis nas unidades escolares da rede; evidenciar as mais utilizadas pelos professores pedagogos em atividades voltadas ao ensino da Matemática, e como tais recursos eram utilizados nas práticas pedagógicas dos professores participantes. A metodologia utilizada na pesquisa seguiu os procedimentos da pesquisa de campo e abordagem qualitativa. Os instrumentos de produção de dados foram: entrevistas semiestruturadas - com diretores e/ou coordenadores, e com 28 professores pedagogos que ensinam Matemática nos anos iniciais das escolas participantes; os registros históricos de aulas referentes aos anos de 2015 à 2019; e os Projetos Político-Pedagógicos (PPP) de cada unidade escolar. Os resultados iniciais revelam que a infraestrutura tecnologia das escolas está centrada, predominantemente, em equipamentos de som e imagem. O recurso da internet ainda é limitado. Laboratórios de informática não é uma realidade de todas as unidades e seu uso está vinculado a existência de técnicos de laboratório ou profissional equivalente. Quanto ao uso dos recursos tecnológicos existentes, os dados revelam que os professores têm feito pouco uso destes recursos pedagógicos em suas práticas de ensino, principalmente para o ensino da Matemática. Como fatores para o restrito uso das TD, os professores apontam para a falta de formação específica para este fim, a necessidade de mais equipamentos e da atualização/substituição dos existentes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 77541011 - DIEGO PIASSON
Interno - 135400002 - MINÉIA CAPPELLARI FAGUNDES
Interno - 84819003 - WILLIAM VIEIRA GONÇALVES
Externo à Instituição - EDSON PEREIRA BARBOSA - UFMT
Notícia cadastrada em: 19/04/2021 11:00
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2022 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1