Banca de DEFESA: PAULA LIMA DA CRUZ VERCIANO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PAULA LIMA DA CRUZ VERCIANO
DATA : 18/02/2020
HORA: 11:00
LOCAL: ProfBio Campus Unemat de Tangará da Serra
TÍTULO:

NECESSIDADES FORMATIVAS DE DOCENTES DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS ESTADUAIS NO MUNICÍPIO DE TANGARÁ DA SERRA - MT


PALAVRAS-CHAVES:

 Formação Docente em Serviço; Professores de Química; análise das necessidades formativas; Ensino Médio.


PÁGINAS: 134
RESUMO:

A formação em serviço propicia aos profissionais da educação o momento formativo de aperfeiçoamento e reflexão do fazer pedagógico refletindo diretamente em sua prática profissional. Assim, a pesquisa teve como objetivo identificar, analisar e descrever as necessidades formativas de docentes de Química do Ensino Médio das Escolas Estaduais situadas no Município de Tangará da Serra-MT, para compreensão da prática profissional desses professores e ampliação de estudos futuros sobre análise de necessidades de formação docente em serviço. Metodologicamente, utilizamos a pesquisa bibliográfica, através de revisão de literatura e; o levantamento com aplicação do questionário via sistema de coleta e análise de dados Survey Monkey e cujos dados foram analisados com uso de técnicas de estatística básica: análise da frequência e percentual. A amostra da pesquisa foi composta por 13 professores de Química que atuam no Ensino Médio, num universo de 15 docentes da rede estadual de ensino. Os resultados sugerem que os sujeitos de pesquisa encontram-se parcialmente satisfeitos com a “formação continuada” em serviço oferecida pela rede estadual de ensino onde as principais razões para participarem dessa formação são “manter-se atualizado”, “melhorar o desempenho profissional”, “contagem de pontos para atribuição de aula” e “pelo compromisso e entusiasmo que tenho pela aprendizagem permanente”. E, constatamos que os docentes enfrentam dificuldades que expressam ou indicam necessidades formativas organizadas em quatro categorias: 1ª - Dificuldades na construção de “provas”, 2ª - Trabalhar em equipe, 3ª - Desenvolvimento pedagógico para o ensino e 4ª - Relacionamento professor-aluno-equipe gestora. Porém, a 3ª Categoria obteve maior frequência de resposta nas seguintes subcategorias de análise: “Adequar os conteúdos químicos com o cotidiano dos estudantes” (75%); “Desenvolver atividades didáticas baseadas em projetos, problemas e pesquisa” (69,23%); “Produção de material didático” (66,67%); “Desenvolver métodos e técnicas de ensino” (61,54%). Na 1ª Categoria: Dificuldades em construção de “provas” para estudantes com deficiências visuais (61,54%) e Dificuldades em construção de “provas” para estudantes com demais deficiências como: surdez e com Transtornos Globais de Desenvolvimento com (46,15%) de resposta; deficientes auditivos (41,67%); com deficiência intelectual (41,67%) e para estudantes com transtornos de aprendizagem escolar (dislexia, discalculia, disortografia, etc.) com (38,46%) de respostas. Em relação aos conteúdos que consideram mais relevantes para a formação em serviço por apresentar maior complexidade para o ensino no 1º ano do Ensino Médio: “Cálculos químicos: Estequiometria” (61,54%). Para o 2º ano do Ensino Médio: “Eletroquímica e eletrólise” (76,92%). Já no 3º ano do Ensino Médio: “Reações orgânicas” e “Isomeria cis-trans ou geométrica” com (53,85%)”. Assim, podemos verificar que as subcategorias descrevem necessidades de formação docente que carecem de intervenção formativa, para poder resolver ou minimizar os problemas enfrentados pelos participantes da pesquisa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 131867001 - Kilwangy Kya Kapitango-a-Samba
Interno - 83168001 - FATIMA APARECIDA DA SILVA IOCCA
Externo ao Programa - 118802007 - HILTON MARCELO DE LIMA SOUZA
Externo à Instituição - ELANE CHAVEIRO SOARES - UFMT
Notícia cadastrada em: 06/02/2020 16:09
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