Banca de DEFESA: IRANY APARECIDA FERREIRA DA CUNHA BARBOZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IRANY APARECIDA FERREIRA DA CUNHA BARBOZA
DATA : 11/02/2020
HORA: 09:00
LOCAL: ProfÁgua Instituto de Pesquisa do Pantanal - IPP -UFMT Cuiabá
TÍTULO:

CONTRIBUIÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA COMPREENSÃO DA MATEMÁTICA



PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Matemática, Língua Portuguesa, Necessidades Formativas.


PÁGINAS: 119
RESUMO:

Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de estudar as contribuições da Língua Portuguesa na compreensão dos enunciados matemáticos. O problema de pesquisa foi determinado em saber quais as contribuições da Língua Portuguesa na compreensão da Matemática, a partir de análise de provas, PPCs e das percepções dos professores? E, como se configura o estudo da Língua Portuguesa nos currículos das licenciaturas de Matemática nas Universidades situadas em Mato Grosso? Para alcançar o objetivo proposto, realizamos: a) – pesquisa bibliográfica que nos permitiu fazer a revisão da literatura e subsidiar a discussão dos dados; b) – pesquisa documental que consistiu na análise da inserção das disciplinas de Língua Portuguesa ou disciplinas afins nos currículos da formação inicial dos professores de Matemática, em quatro Universidades localizadas no Estado de Mato Grosso (IFMT, UFMT, UNEMAT e UNIC), foram analisados os documentos curriculares dos cursos: Projetos Pedagógicos dos Curso de Licenciatura em Matemática e; c) – pesquisa de campo por meio de entrevista semiestruturada aplicada à uma amostra de 10 professores de Matemática, do Ensino Médio das Escolas Estaduais situadas no Município de Araputanga-MT. Os dados coletados na pesquisa de campo foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo, em que foram criadas seis categorias ao longo da análise dos dados. Os resultados evidenciaram que os professores apresentam necessidades formativas em produção e interpretação de textos, regras gramaticas, concordância nominal e verbal, coerência e coesão textual. Na análise de 14 provas e atividades didáticas constatamos a presença de alguns poucos erros ortográficos e situações de incoerência semântica que comprometem a compreensão dos enunciados, identificamos que os professores de Matemática não constroem os enunciados das provas, copiam-nos dos livros e bancos de dados, comprometendo a capacidade de criatividade e inovação profissional.


 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 131867001 - KILWANGY KYA KAPITANGO A-SAMBA
Interno - 86016007 - ADAILTON ALVES DA SILVA
Externo ao Programa - 34875013 - LUCIMAR LUISA FERREIRA
Externo à Instituição - CILENE MARIA LIMA ANTUNES MACIEL - UNIC
Notícia cadastrada em: 11/01/2020 09:02
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