Banca de QUALIFICAÇÃO: ELAINE PÉRES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELAINE PÉRES DA SILVA
DATA : 15/03/2021
HORA: 13:00
LOCAL: Laboratório de Metodologia Científica - LMC
TÍTULO:

 

NECESSIDADES DE APRENDIZAGEM BIOLÓGICA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL EM TANGARÁ DA SERRA- MT


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino-Aprendizagem de Biologia, Necessidades de Aprendizagem, Ensino Médio.


PÁGINAS: 242
RESUMO:

O objetivo da pesquisa foi estudar as necessidades de aprendizagem do conhecimento biológico entre estudantes do ensino médio de uma Escola pública, em Tangará da Serra, Mato Grosso. O problema de pesquisa foi saber quais as necessidades de aprendizagem do conhecimento biológico de estudantes do ensino médio de uma Escola pública, que permitissem o planejamento de intervenção pedagógica? Pressupondo que entre os estudantes do ensino médio há dificuldades na construção do conhecimento biológico que constitui indicadores de necessidades de aprendizagem e, portanto, requeriam a intervenção pedagógica para melhor promoção da aprendizagem científica. Para tal, adotamos como procedimentos metodológicos a análise bibliográfica, para revisão sistemática de literatura, e, o levantamento com aplicação de questionário por meio de sistema SurveyMonkey. Os dados obtidos com questionário foram tratados utilizando a estatística básica com analise da frequência e gráficos. E, tanto na análise bibliográfica quanto nas poucas questões qualitativas inseridas no questionário, os dados foram analisados com a técnica de Análise de Conteúdo (Bardin, 2018), para a categorização. O universo da pesquisa é composto por 1.129 estudantes do ensino médio (do 1º ao 3º ano), de que resultou a amostra 247 participantes, por meio da amostragem bola neve. O fator Pandemia da Covid-19 interferiu no processo de pesquisa, pois, a maioria dos estudantes não possui acesso à internet em casa. Os resultados da pesquisa demonstram que quando não ocorre a aprendizagem do conhecimento biológico dos 247 estudantes participantes (exceptuando-se os que não responderam à algumas questões): em relação ao conteúdo da disciplina: 180 estudantes responderam que se tratava de “uma matéria complexa de difícil entendimento”; em relação ao docente: 119 deles afirmam que “não compreendem o que o professor ensina” e 55 que “não gostam da metodologia de ensino utilizado pelo professor”; em relação à turma (classe): 111 afirmam que “a turma é indisciplinada e atrapalha o andamento das aulas”; em relação à família: 197 estudantes afirmaram que não tinham problemas familiares que atrapalhasse o desenvolvimento da aprendizagem. Quanto ao nível de dificuldade de aprendizagem dos conteúdos de Ciências/Biologia: dos 244 que responderam à questão 85 afirmaram ser médio e 36, baixo nível. E, que os conteúdos de maior dificuldade de aprendizagem, que gostariam fazer estudos de revisão, são os de citologia e reprodução humana, 61 de 163 que responderam à questão e reino plantae e nomenclatura biológica 30 de 82. Portanto, os dados corroboram com a hipótese, pois consta-se entre os participantes da pesquisa indicadores de necessidades que requerem intervenção pedagógica para mitigar a construção de conhecimento biológico, para desenvolvimento das habilidades científicas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 131867001 - Kilwangy Kya Kapitango-a-Samba
Interno - 83168001 - FATIMA APARECIDA DA SILVA IOCCA
Externo ao Programa - 118802007 - HILTON MARCELO DE LIMA SOUZA
Externo à Instituição - ELIO CARLOS RICARDO - USP
Notícia cadastrada em: 08/03/2021 14:47
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