Banca de DEFESA: BRUNO FERREIRA BORGES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRUNO FERREIRA BORGES
DATA : 07/04/2021
HORA: 13:30
LOCAL: UNEMAT - Google Meet
TÍTULO:

INTROSEQ: UM OBJETO DIGITAL DE APRENDIZAGEM MÓVEL PARA O ENSINO DE SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS


PALAVRAS-CHAVES:

Objetos Digitais de Aprendizagem. Ensino de Sequências Numéricas. Smartphones. INTROSEQ.


PÁGINAS: 142
RESUMO:

O objetivo geral da pesquisa foi desenvolver e avaliar um Objeto Digital de Aprendizagem (ODA), para smartphones com sistemas operacionais Android e IOS, voltado para os processos de ensino e aprendizagem dos conceitos de Sequências Numéricas. O ODA desenvolvido foi nominado de INTROSEQ. Para tanto, procuramos avaliar como o uso desse objeto pode contribuir para o ensino e aprendizagem de Sequências Numéricas, buscando saber quais são seus limites e possibilidades. Apresentamos em nosso referencial teórico aspectos do ensino de Matemática e a importância dos conceitos de Sequências Numéricas para essa área do conhecimento. Trouxemos discussões acerca de pesquisas relacionadas aos conceitos de Sequências Numéricas, bem como aspectos relacionados ao uso de Objetos Digitais de Aprendizagem em smartphones e de avaliação dentro desse contexto. Para o desenvolvimento e avaliação do ODA INTROSEQ nos utilizamos das 4 (quatro) fases observadas nos processos de design proposto pelo Modelo de Lobäch. Na última fase desse modelo (Modelo de Lobäch) é feita a avaliação do produto elaborado. Assim, na avaliação de nosso produto elaborado (o ODA INTROSEQ), utilizamos o Experimento de Ensino como procedimento metodológico. Esse procedimento foi realizado com 5 (cinco) professores de Matemática que atuam no Ensino Fundamental e Médio, no município de Tangará da Serra, estado de Mato Grosso. Com uma abordagem qualitativa, fizemos a triangulação dos dados produzidos no Experimento de Ensino. Os dados foram retirados dos registros audiovisuais, registros textuais e observações feitas durante o procedimento metodológico. Os resultados da avaliação dos professores participantes da pesquisa apontam que o uso do ODA/Aplicativo INTROSEQ traz mais possibilidades do que limites nos processos de ensino e aprendizagem dos conceitos de Sequências Numéricas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 135400002 - MINÉIA CAPPELLARI FAGUNDES
Interno - 121144002 - CLÁUDIA LANDIN NEGREIROS
Interno - 77541011 - DIEGO PIASSON
Externo à Instituição - JULIANA CRISTINA BRAGA - UFABC
Notícia cadastrada em: 05/03/2021 11:00
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-03.applications.sig.oraclevcn.com.srv3inst1