Banca de DEFESA: LUCINEIA OENNING

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCINEIA OENNING
DATA : 23/03/2021
HORA: 09:00
LOCAL: UNEMAT - BARRA DO BUGRES (ONLINE) MEET
TÍTULO:

MODELAGEM MATEMÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA DE MATEMÁTICA NO BRASIL: UM OLHAR PARA OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS


PALAVRAS-CHAVES:

Modelagem Matemática.

Formação Inicial de Professores de Matemática.

Conhecimentos Necessários à Docência.

Modelos Matemáticos.

Projetos Pedagógicos.


PÁGINAS: 120
RESUMO:

Na presente pesquisa objetivamos investigar a maneira como a Modelagem Matemática enquanto abordagem metodológica de ensino está explicitada nos Projetos Pedagógicos de Curso de Licenciatura em Matemática no Brasil. Além disso queremos: (i) Fomentar o debate e aprofundamentos da Modelagem Matemática no contexto da formação inicial de professores de Matemática, bem como identificar as diferentes concepções de Modelagem Matemática contidas nos projetos pedagógicos de cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil e identificar as disciplinas da matriz curricular das Licenciaturas em Matemática do Brasil que abordam a temática da Modelagem Matemática. Assim sendo, a nossa questão norteadora da pesquisa é: O que se revela sobre a presença da Modelagem Matemática enquanto abordagem metodológica de ensino, nos Projetos Pedagógicos de Curso de Licenciatura em Matemática no Brasil? Adotamos os pressupostos da pesquisa qualitativa na modalidade documental, sendo o corpus da pesquisa constituído por 235 PPCs de Licenciatura em Matemática no Brasil, nos quais, analisamos as ementas dos mesmos. Utilizamos como referencial teórico as bases do conhecimento para o ensino propostas em Shulman (1986), e pesquisas que abordam especificamente aspectos da Modelagem Matemática nas Licenciaturas em Matemática. Como procedimentos de coleta de dados para constituir o corpus da pesquisa, utilizamos os Documentos – PPCs dos cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil. Para analisar os dados, utilizamos a Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977) e Rodrigues (2019), a qual nos possibilitou a constituição de duas Categorias de Análise: (i) Aplicações da Matemática com Modelagem Matemática; e (ii)  Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática por meio da Modelagem Matemática, pelas quais interpretamos por meio de um movimento dialógico – interlocução dos dados com os conceitos salientados pelos aportes teóricos da pesquisa – o que nos proporcionou compreensões do objeto investigado. Com base na pesquisa, constatamos que são poucas as disciplinas de Modelagem Matemática que são obrigatórias nos cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil pois, dos 235 PPCs consultados, apenas 43, ou seja, 18,3 % dos documentos consultados possuem a referida disciplina como obrigatória em sua matriz curricular, outras compreensões reveladas por essa interpretação mostraram que um Modelo Matemático é essencial para orientar pesquisadores das mais diversas áreas, permitindo projetar diferentes cenários e analisá-los, contribuindo com elementos para a tomada de decisões sobre como equacionar problemas da realidade. Defendemos o ensino da Matemática por meio da Modelagem Matemática por acreditar que estamos diante de uma das formas mais uteis de representar a Matemática em situações reais. Concluímos que a presente pesquisa representa uma contribuição para professores da Educação Básica, bem como para professores formadores atuantes nas Licenciaturas em Matemática no Brasil, preocupados em oferecer aos futuros discentes um entendimento consistente, nos quais os professores possam ser atores críticos de seus próprios processos de ensinar e aprender Matemática.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 45557013 - JOÃO SEVERINO FILHO
Externo ao Programa - 257955001 - JUNIOR CESAR ALVES SOARES
Externo à Instituição - MARCO AURELIO KISTEMANN JUNIOR - UFJF
Presidente - 131193009 - MÁRCIO UREL RODRIGUES
Interno - 84819003 - WILLIAM VIEIRA GONÇALVES
Notícia cadastrada em: 27/02/2021 10:00
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2022 - UNEMAT - sig-application-04.applications.sig.oraclevcn.com.srv4inst1