Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIMAR DO NASCIMENTO CARDOSO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCIMAR DO NASCIMENTO CARDOSO
DATA : 25/03/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Unemat - via Googlemeet
TÍTULO:

QUÍMICA CRUSH: UM OBJETO DIGITAL DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE FUNÇÕES INORGÂNICAS


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Funções Inorgânicas, Objetos digitais de aprendizagem, Combinação de cores.


PÁGINAS: 150
RESUMO:

Diante da realidade vivenciada em todo mundo pela Pandemia do Corona Vírus se fez necessário uma reorganização rápida em relação a utilização dos recursos digitais voltados para a educação, pois estes passaram a ser uma das formas mais eficazes e acessíveis para a continuidade das atividades escolares. Os dispositivos móveis, como os smartphones, estão presentes no cotidiano de estudantes e com isso a utilização de aplicativos se tornou mais frequente. No ensino de Química, o uso de objetos digitais de aprendizagem, como aplicativos de jogos, pode diminuir a problemática de conteúdos e modelos abstratos. Portanto, este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um aplicativo móvel como instrumento didático-tecnológico para o ensino de química (funções inorgânicas), verificando a aplicabilidade na visão dos professores de química. A metodologia utilizada foi a participante com abordagem quali-quantitativa e revisão bibliográfica. Foram aplicados questionários (diagnóstico e avaliativo) utilizando o recurso Google Formulário e a exploração e/ou avaliação do aplicativo ocorreu de forma online síncrona com a ferramenta Google Meet. Os participantes da pesquisa são professores de Química da Rede Estadual de Ensino no estado do Mato Grosso, localizados nas cidades de Barra do Bugres, São José dos Quatros, Tangará da Serra e Terra Nova do Norte. Os dados obtidos com questionário foram tratados utilizando a estatística básica com análise dos gráficos e juntamente com os dados da avaliação do aplicativo foram posteriormente triangulados e interpretados. Foi observado que existem poucos trabalhos de pesquisa em relação a aplicativos voltados para o ensino de funções inorgânicas e a necessidade de se ter mais instrumentos tecnológicos que envolvessem essa temática. A grande maioria dos aplicativos voltados para funções inorgânicas são do tipo perguntas e repostas e com baixo número de downloads. Os aplicativos de jogo que trabalham a ludicidade como de luta, quebra cabeça, corrida, educacional, entre outros tem grande aceitação pelos usuários, pois apresentaram grande número de downloads. As tecnologias na visão dos professores (100% dos participantes), podem tornar a aula de Química mais interessante e dinâmica e um aplicativo com a temática funções inorgânicas deveria conter as principais substâncias ácidas, básicas e sais, e as características como massa molar, fórmula molecular, risco químico e aplicabilidade. Portanto, o aplicativo Química Crush na visão dos professores pode ser utilizado como um recurso diferenciado para as aulas de Química, facilitando e/ou contribuindo para o processo de ensino do conteúdo de funções inorgânicas para abordagem e/ou para o ensino dos alunos do 1º e 2º anos do ensino médio em relação ao conteúdo de funções inorgânicas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 253581001 - SUMAYA FERREIRA GUEDES
Interno - 77541011 - DIEGO PIASSON
Interno - 253963001 - JOSÉ WILSON PIRES CARVALHO
Interno - 135400002 - MINÉIA CAPPELLARI FAGUNDES
Externo à Instituição - MAYKER LAZARO DANTAS MIRANDA - IFTM
Notícia cadastrada em: 22/02/2021 11:16
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2022 - UNEMAT - sig-application-04.applications.sig.oraclevcn.com.srv4inst1