Banca de DEFESA: ELISÂNGELA APARECIDA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELISÂNGELA APARECIDA DOS SANTOS
DATA : 23/03/2021
HORA: 14:00
LOCAL: UNEMAT - BARRA DO BUGRES (ONLINE) MEET
TÍTULO:

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO AMBITO DOS PPCS (PROJETO PEDAGÓGICO DOS CURSOS) DE LICENCIATURA NO BRASIL


PALAVRAS-CHAVES:

Psicologia da Educação Matemática;

Formação Inicial de Professores de Matemática;

Aprendizagem dos Alunos e suas Características.


PÁGINAS: 178
RESUMO:

Esta pesquisa está inserida no campo da Educação Matemática, mais especificamente no Âmbito da Formação de Professores de Matemática. Nesta pesquisa objetivamos Compreender como a Disciplina de Psicologia da Educação está explicitada nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil. Além disso, queremos: (i) Elencar as principais abordagens da disciplina de Psicologia da Educação que contribuem para a Formação Inicial dos Professores de Matemática no Brasil, bem como Identificar nas ementas da matriz curricular contidas nos projetos pedagógicos de cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil como está estruturada a disciplina de Psicologia da Educação. Na busca de contemplarmos os objetivos, definimos a seguinte questão norteadora Quais são os conhecimentos e características elencadas pela Disciplina de Psicologia da Educação nos cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil?Adotamos os pressupostos da pesquisa qualitativa na modalidade documental, sendo o corpus da pesquisa constituído por 235 PPCs de Licenciatura em Matemática, nos quais, iremos analisar as ementas dos mesmos, para direcionar à análise dos dados  recorremos à Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977) e Rodrigues (2019), a qual nos possibilitou a constituição de três Categorias de Análise:(i) Psicologia como Ciência, (ii) Psicologia da Educação e (iii) Psicologia e as Práticas Pedagógicas no Ensino de Matemática. Estas três Categorias de Análise representam a síntese das significações, pelas quais interpretamos por meio de um movimento dialógico – interlocução dos dados com os conceitos balizados pelos aportes teóricos da pesquisa, para nos proporcionar compreensões do objeto investigado.Utilizamos como referencial teórico as bases do conhecimento para o ensino propostas em Shulman (1986), para identificar temas que se relacionem com a Educação Matemática e a Formação Inicial de professores de Matemática e também, pesquisas que abordam especificamente aspectos da Disciplina de Psicologia nas Licenciaturas em Matemática. Em nossa análise, verificamos que 57,87% dos cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil possuem uma carga horária inferior a carga horária estabelecida pelo MEC (2019), sendo assim quase 60% dos cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil deverão passar por reestruturação para atender as exigencias estabelecidas pelo MEC. Ressaltamos que precisamos avançar e investir, por este motivo sugerimos que além da disciplina de Psicologia/Psicologia da Educação seja incorporado um novo componente curricular nos cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil, a disciplina de Psicologia da Educação Matemática.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 131193009 - MÁRCIO UREL RODRIGUES
Interno - 121144002 - CLÁUDIA LANDIN NEGREIROS
Externo à Instituição - EVERALDO FERNANDES BARBOSA - SEDUC - MT
Externo à Instituição - MARIA ELIZABETE RAMBO KOCHHANN - UFOPA
Notícia cadastrada em: 19/02/2021 10:04
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