Banca de DEFESA: LEANDRO MAURI SCHULZBACH

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LEANDRO MAURI SCHULZBACH
DATA : 05/03/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet - E-mail institucional da UNEMAT.
TÍTULO:

PRODUÇÃO DE VÍDEOS DIGITAIS NO LEM COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA


PALAVRAS-CHAVES:

Agency dos vídeos. Educação Matemática. Fluência Digital. LEM. TFD.


PÁGINAS: 318
RESUMO:

Este trabalho concentrado na área Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT/Barra do Bugres), tem como objetivo geral compreender o lugar dos vídeos digitais no Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) e sua contribuição para a prática docente. O interesse por essa temática foi motivado pelo fato de compreender que o uso ativo e dinâmico das Tecnologias Digitais se torna cada vez mais necessário em sala de aula, promovendo o rompimento de práticas encapsuladas de ensino e, consequentemente, de aprendizagem da Matemática. Para tanto, o estudo orienta-se pela Teoria Fundamentada nos Dados (TFD) com base em Strauss e Corbin (2008), apresentando os processos analíticos para que a teoria possa emergir (SILVA, 2018). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa à luz teórica de autores como Bogdan e Biklen (1994), Araújo e Borba (2017) e, apoiado nas ideias desses e outros autores, busco respostas para a seguinte pergunta de pesquisa: Qual o lugar que os vídeos digitais podem ocupar dentro do LEM e a sua contribuição para a prática docente?  Dessa maneira, o contexto da produção de dados foi um curso de formação continuada para professores de Matemática, desenvolvido na modalidade blended-formação (CUNHA, 2018), realizado no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPRO) de Sinop-MT, com os docentes da rede estadual de Educação, vale destacar que o diferencial do curso foi o acompanhamento do desenvolvimento da proposta na escola e que as vozes dos alunos, também foram consideradas na produção dos dados. Tais dados foram produzidos por meio de entrevistas filmadas, questionário semiestruturado, registro dos encontros gravados em vídeos e a observação participante e, posteriormente, triangulados e interpretados. Os resultados obtidos indicaram como possível resposta a pergunta de pesquisa, que o lugar do vídeo não é uma simples “ferramenta” ou um recurso, mas de algo que fez os professores pensarem sobre o conteúdo, algo que estimulou as ações docentes, contribuindo para refletirem sobre suas práticas pedagógicas, por esse motivo, entendo que os vídeos ocupam/dividem no Laboratório de Ensino de Matemática o lugar daquele que tem agency (poder de ação), compartilhando juntos, atuando como parceiros com diferentes níveis de fluência, entendido como algo mais “fuzzi”, isso porque duas ou mais etapas do ciclo de uso das tecnologias (OLIVEIRA, 2013) podem ocorrer ao mesmo tempo, em vista disso, a contribuição para a prática docente permeou as etapas do pensar-com, saber-fazer e explorar-com nos processos de ensino e de aprendizagem. A relevância e atualidade desta pesquisa reside no fato de poder oferecer ao professor caminhos possíveis de ensino da Matemática para além dos métodos tradicionais, com foco no uso das Tecnologias Digitais, especialmente no atual cenário global em que vivemos, um período pandêmico em função do histórico recente da disseminação do vírus SARS-CoV-2, impondo novos desafios a escola, aos pais e sobretudo aos professores e alunos das escolas, reforçando a necessidade urgente de inserirmos práticas de ensino associadas às tecnologias digitais, como a que apresentamos neste estudo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 122182002 - DAISE LAGO PEREIRA SOUTO
Interno - 135400002 - MINÉIA CAPPELLARI FAGUNDES
Externo ao Programa - 85468009 - ROGERIO DOS REIS GONCALVES
Externo à Instituição - SANDRO RICARDO PINTO DA SILVA - UFAC
Notícia cadastrada em: 31/01/2021 19:12
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2022 - UNEMAT - sig-application-04.applications.sig.oraclevcn.com.srv4inst1