Banca de QUALIFICAÇÃO: ALESSANDRO FELIX PASCOIN

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALESSANDRO FELIX PASCOIN
DATA : 20/08/2019
HORA: 13:00
LOCAL: Universiade do Estado de Mato Grosso, campus Barra do Bugres
TÍTULO:

O ENSINO DE QUÍMICA MEDIADO POR RECURSOS DE TECNOLOGIASDIGITAISNO CONTEXTO DA FORMAÇÃO CONTINUADA


PALAVRAS-CHAVES:

Práticas Pedagógicas. Tecnologia de Ensino. Objetos digitais de Aprendizagem.


PÁGINAS: 99
RESUMO:

As tecnologias digitais tem modificado significativamente a maneira de comunicação e as relações humanas na sociedade atual. Nesse contexto, a presente pesquisa teve como objetivo proporcionar e estudar a formação continuada integrando recursos de tecnologias digitais, com ênfase em conhecer os seus limites e as possibilidades de uso no ensino de Química. Nesse contexto, para reforçar o ensino da Química, no âmbito do ensino fundamental e médio, a presente pesquisa buscou responder, quais as percepções docentes em relação ao uso e a importância das tecnologias digitais? Como fortalecer a presença dos objetos digitais de aprendizagem para o ensino de Química em uma perspectiva prática? Para respondê-la, metodologicamente adotou-se a Pesquisa-Formação e seus aspectos procedimentais assegurados em: vivenciar, compreender, interpretar e comunicar. No percurso que compreendem os instrumentos produção e coleta de dados, estiveram: roda de conversa, observação, anotações de campo, gravação de áudio e questionários. A fim de observar a realidade, desenvolver a formação, compreender o conjunto de procedimentos e analisar os dados, utilizou-se o método indutivo. A partir das análises dos dadosemergiram três categorias: i) Formação continuada com recursos de tecnologias digitais em tempos de cibercultura; ii)A percepção dos professores frente ao ensino de química aliados as Tecnologias Digitais, e iii) Objetos digitais de aprendizagem para o ensino de química em uma perspectiva prática. Os resultados indicaram diferentes proximidades e familiaridades dos professores em relação as TD em suas práticas pedagógicas, além disso, constatou-se que as exigências formativas da profissão docente são muito amplas, infrequentes, ou seja, incomparável ao advento da cibercultura. Quanto as possibilidades oferecidas no espaço de formação continuada, elas se confirmam no sentido de conhecer diferentes realidades, reflexão conjunta, bem como momento para proposição de diálogos com sugestões para dificuldades enfrentadas no cotidiano do trabalho escolar. Demonstraram ainda limitações que, em alguns casos os escassos recursos de tecnologias digitais disponíveis são concebidos no contexto das aulas de química de maneira subutilizada. Dessa forma, entende-se que a formação continuada proposta trouxe contribuições para o fortalecimento de práticas pedagógicas para o ensino de química, por meio de ações, troca de experiência e participação colaborativa das propostas pedagógicas com esses recursos. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 253963001 - JOSE WILSON PIRES CARVALHO
Interno - 90384008 - FERNANDO SELLERI SILVA
Interno - 45557013 - JOAO SEVERINO FILHO
Externo à Instituição - MARCELO FRANCO LEÃO - IFPI
Notícia cadastrada em: 24/07/2019 09:21
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