Banca de QUALIFICAÇÃO: EDILSON KRIXI MORIMÃ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDILSON KRIXI MORIMÃ
DATA : 26/11/2025
HORA: 08:00
LOCAL: sala remota
TÍTULO:

GESTÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DO POVO APIAKÁ

 


PALAVRAS-CHAVES:

School autonomy, Leonardo Crixi School, Democratic management, Political-Pedagogical Project (PPP), Valuing traditional knowledge.


PÁGINAS: 60
RESUMO:

Esta pesquisa aborda a Educação Escolar Indígena Apiaká, destacando sua importância na preservação cultural, participação comunitária e autonomia escolar. A escola desempenha um papel fundamental na valorização dos saberes tradicionais, garantindo que o ensino seja contextualizado e respeite a identidade do povo Apiaká. A pesquisa buscou compreender como a gestão da escola contribui para o fortalecimento desse modelo educacional, promovendo iniciativas que integram o conhecimento acadêmico às práticas culturais da comunidade. A preservação cultural é um dos aspectos mais relevantes da educação escolar indígena, pois está diretamente ligada à identidade do povo Apiaká. Dessa forma, o estudo buscou compreender a relação entre gestão escolar e preservação dos costumes indígenas. A pesquisa fornece subsídios para fortalecer a gestão escolar e aprimorar as práticas educacionais na comunidade Apiaká. O ensino diferenciado é essencial para garantir que os alunos tenham uma formação acadêmica de qualidade sem perder o vínculo com suas raízes culturais. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 60581007 - LISANIL DA CONCEICAO PATROCINIO PEREIRA
Interna - 25648011 - WALDINEIA ANTUNES DE ALCANTARA FERREIRA
Externo à Instituição - 904.484.487-34 - CARLOS WAGNER COSTA ARAÚJO - UFRGS
Notícia cadastrada em: 10/11/2025 10:47
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2025 - UNEMAT - sig-application-02.applications.sig.oraclevcn.com.srv2inst1