AUTOETNOGRAFIA E ANCESTRALIDADE: A História do Povo Apyãwa contada a partir dos antepassados que já viveram meus nomes sociais
Autoetnografia. Mudança de Nomes. Educação Indígena. Povo Apyãwa.
Esta pesquisa foi realizada na Aldeia Tapi’itãwa, Terra Indígena Urubu Branco, Município de Confresa-MT. O meu objetivo maior foi estudar os processos de nomeação do povo Apyãwa, a partir de diferentes personagens que viveram em períodos distintos da história, utilizando os mesmos nomes. Conforme do meu trabalho de pesquisa irei contribuir com a minha comunidade de interagir escola e os sábios para poder ensinamento correto das nossas verdadeiras sequencias nomeação em cada gênero Apyãwa. Dizer também através do registro escrito, as nomeação será usada de acordo a cada fase da sua vida, ou seja, conforme a predominação em nome de cada família. A minha grande preocupação trás sobre aprendizagem uso da sequência dos nomes, principalmente nas práticas. Por isso mesmo, é muito gratificante elaboração dos nossos próprios materiais didáticos conforme a nossa realidade Apyãwa, enquanto os nossos sábios estão vivos, porque eles consideraram como biblioteca viva para que este identidade Apyãwa seja continuada e valorizada pela nova geração. Isso também para entender melhor a cada família Apyãwa, sem usar os nomes de outras famílias que passar a cada faixa etária. Tudo isso do meu trabalho tive que pedir a ajuda para os sábios que é conhecer maior sobre as nomeações. Esta pesquisa propõe, então, de forma bem clara, uma retomada do papel importante na aprendizagem correta do uso de cada nome. O produto pedagógico, resultado desta pesquisa, é a produção de um livro sobre as nomeações Apyãwa para ser usado nas escolas Apyãwa/Tapirapé.