LÍNGUA MATERNA E NARRATIVAS DO POVO RIKBAKTSA: CONSTRUINDO A LITERATURA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDIGENA
Rikbaktsa, língua materna, educação indígena, fortalecimento cultural, material pedagógico.
Este estudo aborda a realidade linguística e cultural do povo Rikbaktsa, destacando os desafios enfrentados para a preservação da língua materna em um contexto de crescente influência do português. O autor, pertencente a essa etnia, relata sua trajetória pessoal e acadêmica, evidenciando como a escolarização e a formação de professores indígenas têm sido estratégias fundamentais para fortalecer a identidade cultural e linguística de seu povo. A pesquisa tem como objetivo principal desenvolver materiais pedagógicos para o Ensino Fundamental I, subsidiando o ensino da língua materna Rikbaktsa a partir de narrativas tradicionais. A metodologia baseia-se num primeiro momento na coleta das narrativas com os mais velhos (colaboradores), no segundo momento essas narrativas orais são apresentadas para as crianças na escola que partir desse trabalho farão registros na língua materna. Após essas etapas há a produção do texto teórico-reflexivo. O estudo reafirma a importância da educação indígena diferenciada como meio de resistência cultural e identitária, promovendo a revitalização linguística e garantindo que as novas gerações possam aprender e utilizar a língua Rikbaktsa de forma mais efetiva dentro e fora da escola.