AUTOETNOGRAFIA E ANCESTRALIDADE: A História do Povo Apyãwa contada a partir dos antepassados que já viveram meus nomes sociais
Autoetnografia; Nome Social Apyãwa; Educação Indígena; Povo Apyãwa.
Esta pesquisa foi realizada na Aldeia Tapi’itãwa, Terra Indígena Urubu Branco, Município de Confresa-MT. O meu objetivo maior foi estudar os processos de nomeação do povo Apyãwa, a partir de diferentes personagens que viveram em períodos distintos da história, utilizando os mesmos nomes. Conforme do meu trabalho de pesquisa irei contribuir com a minha comunidade de interagir escola e os sábios para poder ensinamento correto das nossas verdadeiras sequencias nomeação em cada gênero Apyãwa. Dizer também através do registro escrito, as nomeação será usada de acordo a cada fase da sua vida, ou seja, conforme a predominação em nome de cada família. A minha grande preocupação trás sobre aprendizagem uso da sequência dos nomes, principalmente nas práticas. Por isso mesmo, é muito gratificante elaboração dos nossos próprios materiais didáticos conforme a nossa realidade Apyãwa, enquanto os nossos sábios estão vivos, porque eles consideraram como biblioteca viva para que este identidade Apyãwa seja continuada e valorizada pela nova geração. Isso também para entender melhor a cada família Apyãwa, sem usar os nomes de outras famílias que passar a cada faixa etária. Tudo isso do meu trabalho tive que pedir a ajuda para os sábios que é conhecer maior sobre as nomeações. Esta pesquisa propõe, então, de forma bem clara, uma retomada do papel importante na aprendizagem correta do uso de cada nome. O produto pedagógico, resultado desta pesquisa, é a produção de um livro sobre as nomeações Apyãwa para ser usado nas escolas Apyãwa/Tapirapé.