Banca de QUALIFICAÇÃO: WAMEN KALAPALO NEGAROTÊ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WAMEN KALAPALO NEGAROTÊ
DATA : 30/10/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Via Google Meet
TÍTULO:

NA SOMBRA DO JATOBÁ, NA ROÇA, NAS ÁGUAS DO RIO, AO CHÃO DA ESCOLA: A BONITEZA DO FAZER E DO ENSINAR NAKADO'TU POR MEIO DAS NARRATIVAS ORAIS


PALAVRAS-CHAVES:

Narrativas Tradicionais. Língua Nakado’tu. Oralidade. Ensino.


PÁGINAS: 60
RESUMO:

Este trabalho se insere na área de ensino, linha de pesquisa: “Ensino e Linguagens em Contexto Intercultural” e tem como foco o ensino da língua Nakado’tu-Negarotê, em sua modalidade oral, a partir das nossas narrativas tradicionais.  Busca, ainda, promover a valorização da língua materna e o fortalecimento da identidade cultural, desde a fase inicial da criança na escola. Para isso, desenvolvemos uma prática pedagógica, com uma turma multisseriada de Educação Infantil (4 e 5 anos) e 1º ano de Ensino Fundamental I, na Escola Municipal Indígena Vale do Guaporé, situada na aldeia Central Negarotê, Terra Indígena Vale do Guaporé, município de Comodoro-MT. Quanto à metodologia de pesquisa, inicialmente, partimos de revisão bibliográfica, entrevistas com anciãos, análise de documentos oficiais relevantes ao tema, abordagem qualitativa com base na pesquisa-ação. Quanto à metodologia da prática pedagógica, foi desenvolvida com base na concepção que compreende a linguagem como interação e discurso, por meio de contação de histórias, atividades lúdicas, ilustrações coletivas, artes visuais e cantos relacionados às narrativas. Considerando o contexto e as necessidades das crianças em relação ao domínio da língua Nakado’tu, desenvolvemos diferentes atividades didáticas, contemplando nossos saberes ancestrais. Como produto final da pesquisa, produzimos um documentário pedagógico, que registra as práticas orais de ensino e aprendizagem da língua Nakado’tu, desenvolvidas com a turma. Este material servirá como um recurso pedagógico para nossas escolas e contribuirá, ainda, para o fortalecimento da identidade cultural do nosso povo. Na escola, enfrentamos a ausência de materiais didáticos específicos na escrita da nossa língua materna para serem trabalhados com nossos estudantes, assim, o ensino da língua Nakado’tu tem ocorrido por meio da transmissão da oralidade. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 75013007 - MONICA CIDELE DA CRUZ
Interna - 47743002 - ANTONIA ALVES PEREIRA
Externa ao Programa - 200141011 - AMANDA PEREIRA DA SILVA AZINARI
Externo à Instituição - QUESLER FAGUNDES CAMARGOS - UNIR
Notícia cadastrada em: 25/09/2025 09:48
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